Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7709
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ESTUDO E RELATO DO ESPAÇO EM UMA SALA DO 2° DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Autor(es): Glenda Camila Rodrigues de Oliveira Costa
Primeiro orientador: IONE DA SILVA CUNHA NOGUEIRA
Resumo: O presente artigo apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso realizado como exigência parcial para conclusão do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Três Lagoas. Apresenta o relato de uma experiência de observação em um ambiente escolar, especificamente, na sala de aula do segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola Municipal da cidade de Três Lagoas/MS. A observação ocorreu através do estágio no Programa de Residência Pedagógica durante o primeiro semestre de 2023. No decorrer do período foram observados aspectos da sala de aula como, organização, estrutura, mobiliário, iluminação e conforto térmico, bem como conforto sonoro. Foi observado como estes elementos influenciavam nas relações e no aprendizado. A proposta deste trabalho é discutir a organização da sala de aula nos anos iniciais da alfabetização e como esta disposição influencia nas relações entre os pares, além de seus prováveis impactos no processo de ensino-aprendizagem. Ao observar todas as possibilidades apresentadas, as disposições do ambiente, o mobiliário e a estrutura física da sala de aula, é possível ver que o espaço se adapta à estrutura física sem levar em conta as interações entre os alunos, o espaço da sala, a influência que a sociedade tem sobre esse meio ou como a organização da sala afeta a construção de um cidadão.
Abstract: This article presents the Course Completion Work carried out as a partial requirement for completing the Pedagogy course at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Três Lagoas campus. It presents the report of an observation experience in a school environment, specifically, in the second year of elementary school classroom in a municipal school in the city of Três Lagoas/MS. The observation took place through the internship in the Pedagogical Residency Program during the first semester of 2023. During the period, aspects of the classroom were observed, such as organization, structure, furniture, lighting and thermal comfort, as well as sound comfort. It was observed how these elements influenced relationships and learning. The purpose of this work is to discuss the organization of the classroom in the initial years of literacy and how this arrangement influences relationships between peers, in addition to its likely impacts on the teaching-learning process. When observing all the possibilities presented, the environmental arrangements, the furniture and the physical structure of the classroom, it is possible to see that the space adapts to the physical structure without taking into account the interactions between students, the space of the room, the influence that society has on this environment or how the organization of the room affects the construction of a citizen.
Palavras-chave: Sala de Aula - Sociedade - Organização.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7709
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
4680.pdf575,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.