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Tipo: Dissertação
Título: Possibilidades e perplexidades nas propostas de formação para professores : a ordem do discurso no campo de estudo da Pedagogia
Autor(es): Malheiros, Márcia Rita Trindade Leite
Abstract: Este trabalho trata de desvelar as perplexidades e as possibilidades presentes no discurso histórico e legal da formação de professores para atuar na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como base o campo da pedagogia entendido como ciência da educação. O ponto de partida é o próprio cotidiano profissional da pesquisadora, passando pela história da pedagogia e o movimento normativo presente nesta área, especialmente no período entre 1999 e 2002. Como suporte de análise foram utilizados os princípios Foucaultianos da descontinuidade, da especificidade e da exterioridade. A descontinuidade é analisada como o discurso “oficial” acerca da formação docente e dos cursos de Graduação em Pedagogia. Como especificidade, a tentativa do desvelamento do discurso e como exterioridade, a análise dos documentos que autorizam os cursos de formação de professores, em duas Instituições de Ensino Superior. O trabalho se sustenta, enquanto técnica de pesquisa, na análise de documentos relativos à formação de professores e ao curso de Graduação em Pedagogia, a partir de 1996, com o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9394/96. Como resultado desse estudo, é possível afirmar que há nas propostas de formação de professores para atuar na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma deslegalização, oscila entre o discurso legal/oficial e o efetivado no saber e no fazer docente, ancorados na discussão acerca do lócus da formação docente no Brasil. Destaca-se, dentre os resultados na análise dos relatórios das Comissões de Especialistas o fato de que um dos aspectos não atendidos nos projetos de curso é a metodologia de ensino proposta, mesmo não sendo este um aspecto essencial aos pressupostos dos documentos normativos. Propõe-se a alteração não do lócus de formação de professores, mas do lócus de onde se faz o discurso, construído no processo de reflexão daqueles profissionais envolvidos em tal formação, a inversão do discurso posto como verdadeiro.
This dissertation deals with the unraveling of the complexities and the present possibilities found in the historical and legal claims used in teachers' training disciplines for those who will work with K-4 education based on of the field of pedagogy understood as the science of education. The starting point is the researcher’s own day-to-day professional experience threading through the history of pedagogy and the normative movement which is predominant in this area, especially true during the period of 1999 to 2002. The analyses support the Foucaultian principles of discontinuity, of specificity and of exteriority which were used. The discontinuity is analyzed as being the official claim as to the formation of teachers and of the graduate courses of pedagogy. Specificity -- the attempt to unravel the claim and Exteriority -- the analysis of the documents which accredit the teacher training courses, in two higher education institutions. The dissertation is sustained as a research technique, in the analysis of the documents concerning the training of teachers and the undergraduate course of pedagogy, starting in 1996, as determined in the Law of Directives and Basis of Education, law number 9394/96. As result of this study, it is possible to assert that there is an “illegality”, swaying between the legal/official claim and what is actually done according to the teachers’ views and actions, anchored on the discussion over the locus of the student formation in Brazil in the propositions for the training of teachers to work in with Kindergarten children and children in the first grades of elementary education. Highlighted among the results of the analysis of the reports of the commissions of specialists is the fact that one of the aspects which is not understood in the course projects is the teaching method proposed, even if this is not an aspect essential to the assumptions in the normative documents. The alteration proposed is not in the locus of teacher training but in the locus of where the claims are made, construed in the process of reflection of those professionals involved in such training -- the inversion of the claim presented as being the truth.
Palavras-chave: Formação de Professores
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/770
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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