Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/767
Tipo: Dissertação
Título: A busca da percepção da relação homem/natureza dos alunos do Colégio Militar de Campo Grande, por meio de ações desenvolvidas num projeto interdisciplinar
Autor(es): Melos, Marcia Rejane Riccioni de
Primeiro orientador: Zanon, Ângela Maria
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo identificar e analisar a percepção que o aluno do Colégio Militar de Campo Grande possui da relação homem/natureza e verificar as possiveis mudanças de atitudes desses educandos que participaram de atividades extracurriculares relacionadas ao meio ambiente. Utilizamos a pesquisa-ação como referencial metodológico, tendo em vista a necessidade de uma ação eficaz da comunidade escolar, diante da degradação iniciada na área Ecológica Alexandre Rodrigues Ferreira, pertencente ao colégio. Partindo de uma abordagem histórica desde as sociedades primitivas, observamos as várias formas de pensar da humanidade, até chegar a René Descartes com sua visão mecanicista, que se contrapõe à visão organica da natureza. Essa prática cartesiana surge em nossas salas através das disciplinas, com a fragmentação das áreas de conhecimento. Estudando Fritjof Capra que supõe ser a crise de percepção uma das causas da degradação ambiental e que vê o paradigma sistemico como o caminho para a solução desse problema, propusemo-nos, neste trabalho, levar à escola uma visão integradora do conhecimento. Para tanto, utilizamos a interdisciplinaridade explicitada por Fazenda e Japiassu, e prevista nos PCNs com o tema transversal Meio Ambiente, através de projetos de iniciação cientifica junior e atividades artisticas produzidas durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente. Analisamos as entrevistas e as produções artisticas através da análise de conteúdo de Bardin. Pudemos verificar que o nosso aluno reconhece e se preocupa com os problemas ambientais, bem como responsabiliza, a falta de conhecimento sobre o meio ambiente como causador desses problemas. Dessa forma, possibilitamos o exercicio da educação ambiental, através de ações educativas no contexto do Colégio Militar de Campo Grande.
The purpose of this research is to identify and to analyse the perception that the students of the Colégio Militar in the city of Campo Grande, have of the man/nature relationship and to verify the possible changes of attitude of the students who participated of extramural activity about environment. We used the action-research as methodological reference, considering that an effective action in the school community was necessary, due to the degradation of the Ecological Area known as "Alexandre Rodrigues Ferreira", which belongs to the school .Coming with a historic approach since primitive society, observing many kind of humanity think, up to Rene Descartes with a mechanicist perspective that contrasts to the nature's organic perspective. That practice appears in our classrooms with the disciplines, with the fragmentation of the areas of knowledge. Studying Fritjof Capra, that expect to be the perception crisis as one of the causes of environment degradation and see the systemic paradigm how the way to that problem's solution, we purpose us, in that work, lead up to school a integrated view. For that, we used the interdisciplinarity showed by Fazenda and Japiassu, and foreseen in the National Syllabus Parameters under the environment transverse theme, through junior scientific initiation projects and artistic activity produced during Environment Week commemoration . We used the Bardin analysis of interview content. We could verify that our student recognizes the environmental problems; he cares about them and believes the lack of knowledge of the importance of the environment is to be blamed for the environmental crisis. In that way, we enable the exercise of Environmental Education, through educations activities in context of the Colegio Militar in the city of Campo Grande.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Meio Ambiente
Educação Ambiental
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/767
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcia Rejane Riccioni de Melos.pdf2,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.