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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE E COMO AVALIAR?
Autor(es): MARIA FERNANDA DA COSTA PIORNEDO
Primeiro orientador: ROZEMEIRY DOS SANTOS MARQUES MOREIRA
Resumo: RESUMO O estudo buscou identificar qual a concepção de avaliação mencionada no Projeto Político-Pedagógico de um Centro de Educação Infantil, do Sistema Municipal de Educação, no interior de São Paulo. Para tanto, utilizou-se da pesquisa qualitativa com metodologia de estudo de caso para melhor compreender o que se avalia e como são avaliadas crianças pré-escolares a partir de três recortes: o primeiro quanto a concepção de avaliação da aprendizagem. O segundo referente às atividades(instrumentos) avaliativas e o terceiro como avaliar crianças nessa etapa da educação básica. O estudo constatou que a avaliação na educação infantil embora sendo uma atividade pedagógica contemplada pela Política Nacional da Educação Infantil e em documentos de âmbitos legal e normativo, não foi mencionada no Projeto Político-Pedagógico do referido centro de educação infantil. Isso permitiu identificar que tanto o Projeto Político-Pedagógico quamto a avaliação não são articuladores das intenções, das prioridades e das estratégias para a melhoria da qualidade da educação local, sobretudo no desenvolvimento individual da criança. Palavras-chave: Avaliação na educação infantil. Projeto Político-Pedagógico. Modalidades avaliativas.
Abstract: ABSTRACT The study sought to identify the evaluation concept mentioned in the Political-Pedagogical Project of an Early Childhood Education Center, of the Municipal Education System, in the interior of São Paulo. To this end, qualitative research with case study methodology was used to better understand what is evaluated and how preschool children are evaluated from three perspectives: the first regarding the concept of learning assessment. The second refers to evaluation activities (instruments) and the third how to evaluate children at this stage of basic education. The study found that assessment in early childhood education, although being a pedagogical activity covered by the National Early Childhood Education Policy and in legal and regulatory documents, was not mentioned in the Political-Pedagogical Project of the aforementioned early childhood education center. This allowed us to identify that both the Political-Pedagogical Project and the evaluation are not articulators of intentions, priorities and strategies for improving the quality of local education, especially in the individual development of the child. Keywords: Assessment in early childhood education. Political-Pedagogical Project. Assessment modalities.
Palavras-chave: Avaliação na educação infantil
Projeto Político-Pedagógico
Modalidades avaliativas.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7636
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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