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dc.creatorMARIA FERNANDA DA COSTA PIORNEDO-
dc.date.accessioned2023-12-02T11:27:51Z-
dc.date.available2023-12-02T11:27:51Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7636-
dc.description.abstractABSTRACT The study sought to identify the evaluation concept mentioned in the Political-Pedagogical Project of an Early Childhood Education Center, of the Municipal Education System, in the interior of São Paulo. To this end, qualitative research with case study methodology was used to better understand what is evaluated and how preschool children are evaluated from three perspectives: the first regarding the concept of learning assessment. The second refers to evaluation activities (instruments) and the third how to evaluate children at this stage of basic education. The study found that assessment in early childhood education, although being a pedagogical activity covered by the National Early Childhood Education Policy and in legal and regulatory documents, was not mentioned in the Political-Pedagogical Project of the aforementioned early childhood education center. This allowed us to identify that both the Political-Pedagogical Project and the evaluation are not articulators of intentions, priorities and strategies for improving the quality of local education, especially in the individual development of the child. Keywords: Assessment in early childhood education. Political-Pedagogical Project. Assessment modalities.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação na educação infantil-
dc.subjectProjeto Político-Pedagógico-
dc.subjectModalidades avaliativas.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE E COMO AVALIAR?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ROZEMEIRY DOS SANTOS MARQUES MOREIRA-
dc.description.resumoRESUMO O estudo buscou identificar qual a concepção de avaliação mencionada no Projeto Político-Pedagógico de um Centro de Educação Infantil, do Sistema Municipal de Educação, no interior de São Paulo. Para tanto, utilizou-se da pesquisa qualitativa com metodologia de estudo de caso para melhor compreender o que se avalia e como são avaliadas crianças pré-escolares a partir de três recortes: o primeiro quanto a concepção de avaliação da aprendizagem. O segundo referente às atividades(instrumentos) avaliativas e o terceiro como avaliar crianças nessa etapa da educação básica. O estudo constatou que a avaliação na educação infantil embora sendo uma atividade pedagógica contemplada pela Política Nacional da Educação Infantil e em documentos de âmbitos legal e normativo, não foi mencionada no Projeto Político-Pedagógico do referido centro de educação infantil. Isso permitiu identificar que tanto o Projeto Político-Pedagógico quamto a avaliação não são articuladores das intenções, das prioridades e das estratégias para a melhoria da qualidade da educação local, sobretudo no desenvolvimento individual da criança. Palavras-chave: Avaliação na educação infantil. Projeto Político-Pedagógico. Modalidades avaliativas.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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