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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA: um olhar crítico sobre os benefícios e desafios da inteligência artificial na educação
Autor(es): BáRBARA RODRIGUES
Primeiro orientador: JANAINA NOGUEIRA MAIA CARVALHO
Resumo: Este artigo emerge de diálogos do Grupo de Estudos: Criança e Infância (GEPCI), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Aquidauana/MS e, apresenta um estudo a partir da Sociologia da Infância que, evidencia a subjetividade e a ação das crianças, considerando assim, a infância como estrutura social. Assim, essa pesquisa sublinha criticamente a influência da Inteligência Artificial (IA) na educação, destacando seus benefícios e desafios. Os aspectos positivos incluem a personalização do ensino, eficiência do professor e acesso global à educação. No entanto, preocupações éticas emergem, como o viés algorítmico, a perda de interações humanas e questões de privacidade dos dados dos acadêmicos, e o uso desta ferramenta por eles. A análise destaca a necessidade de abordagens equilibradas, considerando questões éticas e socioeconômicas, e ilustra a importância de uma evolução responsável na integração da IA na educação, bem como ter a abordagem teórica da Sociologia da Infância para re/ver conceitos em relação à criança e sua/s infância na sociedade atual.
Abstract: This article emerges from dialogues within the Child and Childhood Study Group (GEPCI) at the Federal University of Mato Grosso do Sul in Aquidauana/MS. It presents a study rooted in the Sociology of Childhood, highlighting the subjectivity and actions of children, thus considering childhood as a social structure. This research critically underscores the influence of Artificial Intelligence (AI) in education, emphasizing its benefits and challenges. Positive aspects include personalized learning, teacher efficiency, and global access to education. However, ethical concerns arise, such as algorithmic bias, the loss of human interactions, and issues related to the privacy of academic data and their use of this tool. The analysis emphasizes the need for balanced approaches, considering ethical and socio-economic issues, and illustrates the importance of a responsible evolution in integrating AI into education. Additionally, it advocates for the theoretical approach of the Sociology of Childhood to re/evaluate concepts related to children and their childhood in contemporary society.
Palavras-chave: Inteligência Artificial. Educação Digital. Interação Humana.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7631
Data do documento: 2023
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