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Tipo: Dissertação
Título: Os (des)caminhos da educação profissional: uma análise das experiencias dos egressos dos cursos técnicos de Campo Grande - MS
Autor(es): Delmondes, Lúcia Aparecida
Abstract: Esse trabalho contém um estudo acerca da reforma e organização da Educação Profissional a partir da LDB n° 9.394/96, e das mudanças concretizadas pelo Decreto Federal n° 2.208/97. Analisamos a Educação Profissional, inserida no contexto do capitalismo globalizado, suas determinações e implicações na educação e na formação do trabalhador; e se esta possibilita a inserção, no mercado de trabalho, dos egressos dos cursos técnicos. Utilizamos como referencial teórico o materialismo histórico-dialético e adotamos a pesquisa qualitativa, que objetiva investigar o homem como ser social e histórico inserido nas relações sociais; e favorece a compreensão da realidade, dos fatores subjetivos e do contexto no qual o fenomeno acontece. Para tanto, foram desenvolvidos quatro capitulos. O primeiro discutiu o processo de evolução e divisão do trabalho nas principais fases de desenvolvimento do capitalismo. O segundo analisou o surgimento, a expansão e as diferentes propostas de educação no contexto do capitalismo e do liberalismo. O terceiro mostrou como está ocorrendo a formação do trabalhador no cenário da globalização, e analisou a Educação Profissional na sua organização atual. O quarto capitulo, que analisa os dados obtidos com a pesquisa junto aos egressos dos cursos técnicos, demonstra uma tendencia no aumento das relações informais de trabalho e, também constata que a conclusão de um curso técnico, além de não garantir inserção no mercado de trabalho, pouco contribui para que esses sujeitos compreendam a sociedade na qual estão inseridos.
This paper contains studies about the Professional Education reform and organization based on LDB n°9394/96 Law, and the changes caused by the Federal Act n° 2208/97. The Professional Education was analyzed inserted on the Global Capitalism, its specifics implication on education and on worker's training, and if it allows the admission in the labor system and technical courses. The historical-dialetic materialism was used as a theoretical reference, and as well as the qualitative research that purposes to investigate the man as a social and historical being inserted on social relations, and favors the reality comprehension and the subjective factors, as well as the context in which the phenomenon happens. For doing it, it was developed four chapters. The first one discussed the evolution process and the labor division on the first phases of the capitalism development. The second analyzed the arising, growing and the different education purposes in the context of capitalism and liberalism. The third showed how it is going on the worker's education on the global system, and also analyzed the Professional Education in the current world. The fourth chapter, which analyzes the datum obtained in a research performed on technical courses, shows a trend to informal labor relations, and also shows that the conclusion of a technical course doesn't assure the entrance on labor's system, and contributes only in few aspects to social comprehension in which the workers are inserted.
Palavras-chave: Trabalho
Ensino Profissional e Técnico
Emprego
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/762
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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