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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7617
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | EM DEFESA DA GEOGRAFIA ESCOLAR: O IMPACTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL CÂNDIDO MARIANO EM AQUIDAUANA/MS |
Autor(es): | MARIA FERNANDA POVH |
Primeiro orientador: | RICARDO LOPES BATISTA |
Resumo: | O propósito do presente artigo é examinar e assimilar algumas problematizações percepcionadas na implementação da reforma do Novo Ensino Médio, com recorte espacial na Escola Estadual Cândido Mariano. A proposta tem como foco principal analisar a geografia escolar em tempos de contrarreforma e seus desdobramentos no contexto educacional brasileiro. Os resultados se respaldaram no levantamento bibliográfico partindo do pressuposto de que essas reformas educacionais estão fundamentadas em políticas Neoliberais que moldam a educação às leis do capital, ou seja, uma mera mercadoria. Aliado as aplicações das entrevistas semiestruturadas com os docentes da escola Cândido Mariano, que teve a pretensão de abstrair suas observações empíricas em razão das mudanças apreendidas no ensino-aprendizagem. Em suma observou-se que esta reforma tem trazidos implicações acerca da geografia escolar, à vista disso podendo perder sua notoriedade gradualmente. |
Abstract: | The objective of this article is to examine and assimilate some problems perceived in the implementation of the reform of the New Secondary Education, with a spatial focus on the Cândido Mariano State School. The main focus of the proposal is to analyze school geography in times of counter-reform and its consequences in the Brazilian educational context. The results were supported by a bibliographical survey based on the assumption that these educational reforms are based on Neoliberal policies that shape education and the laws of capital, that is, a mere commodit. Combined with the applications of semi-structured interviews with teachers at the Cândido Mariano school, who intended to abstract his empirical observations due to the changes perceived in teaching-learning. In short, it was observed that this reform has had implications for school geography, which could gradually lose its notoriety. |
Palavras-chave: | Novo Ensino Médio Geografia escolar Reformas educacionais Políticas neoliberais. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7617 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Geografia - Licenciatura (CPAQ) |
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