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dc.creatorMARIA FERNANDA POVH-
dc.date.accessioned2023-12-01T23:57:49Z-
dc.date.available2023-12-01T23:57:49Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7617-
dc.description.abstractThe objective of this article is to examine and assimilate some problems perceived in the implementation of the reform of the New Secondary Education, with a spatial focus on the Cândido Mariano State School. The main focus of the proposal is to analyze school geography in times of counter-reform and its consequences in the Brazilian educational context. The results were supported by a bibliographical survey based on the assumption that these educational reforms are based on Neoliberal policies that shape education and the laws of capital, that is, a mere commodit. Combined with the applications of semi-structured interviews with teachers at the Cândido Mariano school, who intended to abstract his empirical observations due to the changes perceived in teaching-learning. In short, it was observed that this reform has had implications for school geography, which could gradually lose its notoriety.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médio-
dc.subjectGeografia escolar-
dc.subjectReformas educacionais-
dc.subjectPolíticas neoliberais.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleEM DEFESA DA GEOGRAFIA ESCOLAR: O IMPACTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL CÂNDIDO MARIANO EM AQUIDAUANA/MSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1RICARDO LOPES BATISTA-
dc.description.resumoO propósito do presente artigo é examinar e assimilar algumas problematizações percepcionadas na implementação da reforma do Novo Ensino Médio, com recorte espacial na Escola Estadual Cândido Mariano. A proposta tem como foco principal analisar a geografia escolar em tempos de contrarreforma e seus desdobramentos no contexto educacional brasileiro. Os resultados se respaldaram no levantamento bibliográfico partindo do pressuposto de que essas reformas educacionais estão fundamentadas em políticas Neoliberais que moldam a educação às leis do capital, ou seja, uma mera mercadoria. Aliado as aplicações das entrevistas semiestruturadas com os docentes da escola Cândido Mariano, que teve a pretensão de abstrair suas observações empíricas em razão das mudanças apreendidas no ensino-aprendizagem. Em suma observou-se que esta reforma tem trazidos implicações acerca da geografia escolar, à vista disso podendo perder sua notoriedade gradualmente.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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