Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/761
Tipo: Dissertação
Título: O desenho como expressão no aprendizado infantil : caminhos e possibilidades
Autor(es): Andrade, Luci Carlos de
Primeiro orientador: Rojas, Jucimara Silva
Abstract: O presente estudo tem por finalidade tratar das questões referentes ao desenho infantil, de forma a ampliar a visão e a compreensão do educador que atua pedagogicamente na Educação de Infância. Pauta-se por uma investigação do ato de desenhar enquanto atividade inteligente e sensível. Cujo objetivo é interpretar o desenho infantil e dele extrair um sentido, dentro das ações pedagógicas, no processo de ensino e aprendizagem da criança. Tendo em vista a importância do desenho como possibilidade de expressão da criança, especialmente no contexto educativo, onde a linguagem gráfica pode ser largamente utilizada. Focalizando o modo como o desenho tem sido trabalhado nas salas de aula infantis e se tem sido utilizado de maneira a colaborar no processo de aprendizagem da criança, ou se simplesmente é trabalhando com um fim em si mesmo. Procura-se neste trabalho evidenciar o desenho infantil como possibilidade na (re)construção e (re)invenção do conhecimento, de forma a revelar um “pensar” e um “fazer” coerentes com as reais necessidades da mesma, em um espaço e em ambientes altamente construtivos e criativos em resposta às curiosidades infantis. Utilizou-se uma abordagem metodológica fundamentada na fenomenologia, cujas análises prioriza as vozes dos sujeitos (professoras da Educação de Infância) pertencentes a cinco escolas de Campo Grande. Através de entrevistas se registrou os depoimentos dos sujeitos do processo educativo na área da infância. Portanto, buscaram-se na fenomenologia as fontes necessárias às análises de todo processo de investigação. Dentro do estudo teórico e com base nas referidas análises se evidenciou o sentido do desenho, objeto de pesquisa, como caminho metodológico para o professor. Portanto, com base nos resultados consideramos que o desenho infantil se configura como interpretação e sistematização de conhecimentos, demonstra também o movimento do pensar da criança em uma forma lúdica de se comunicar e se expressar, proporcionando a práxis na mostra do valor significativo do desenho para a construção do conhecimento.
It is the objective of this work to deal with questions about children’s drawing to help educators who work with Children Education to understand and enlarge the teacher’s view about the drawing. The act of drawing is an intelligent and sensible activity, and it is expected that teachers understand the children’s drawing, taking a meaning inside the pedagogic actions, that supports the children development in their formation as human beings. Focusing on how the drawing is being used inside the classrooms and if it has been used to contribute to children’s learning or if it has been used without a specific reason. This work will show children’s drawing as a possibility of reconstruction and reinvention of knowledge to help in important learning development for children. Showing, “thinking” and “doing” related to their needs inside highly constructive and creative space and atmosphere to answer children’s curiosities. The methodology used was focused on the voices of teachers from five different schools. By interviews it was registered the whole deposition presented by the teachers. It was investigated in the phenomenology all the necessary sources to the analysis of the whole process of investigation. During the studies and analysis processes it was found the meaning of drawing as a methodological way for the teachers which is presented as interpretation and systematization of knowledge showing how children’s thoughts work in a different form of expression and communication providing the praxis by showing the value of drawing for the development of knowledge.
Palavras-chave: Desenho
Ensino e Aprendizagem
Educação Infantil
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/761
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luci Carlos de Andrade.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.