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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7586
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A DESVALORIZAÇÃO DO PROFESSOR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO: O CASO DA BNC FORMAÇÃO |
Autor(es): | STÉFANE BARBOSA DE LIMA |
Primeiro orientador: | RODRIGO AUGUSTO DE SOUZA |
Resumo: | Ser professor, sobretudo nos dias atuais, não tem sido uma atividade fácil, a desvalorização da docência é um ponto que por muitas vezes nos faz retornar à estaca zero. A promulgação da BNC-Formação Inicial (Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica), homologada em 20 de dezembro de 2019, é ponto chave para o acúmulo de geradores para o segmento que desvaloriza as ações educativas diretamente ligadas ao trabalho docente. O objetivo do presente artigo norteia-se perante a demonstração da desvalorização profissional em relação às condições da formação docente, a forma de currículo e os processos de avaliação advindas da BNC-Formação Inicial n.º2/2019 por intermédio de documentos constituídos por preceitos legislativos e vertentes teóricas que estão vinculadas às políticas públicas educacionais presente nos parâmetros legais da Constituição Federal vigente. Palavras-chave: Professor; Desvalorização profissional; Políticas Públicas; BNC-Formação Inicial nº2/2019. |
Abstract: | Being a teacher, especially nowadays, has not been an easy activity, the devaluation of teaching is a point that often takes us back to square one. The promulgation of the BNC-Initial Training (Common National Base for the Initial Training of Basic Education Teachers), approved on December 20, 2019, is a key point for the accumulation of generators for the segment that devalues educational actions directly linked to work teacher. The objective of this article is guided by the demonstration of professional devaluation in relation to the conditions of teacher training, the form of curriculum and the evaluation processes arising from BNC-Formação Inicial no. 2/2019 through documents constituted by legislative precepts and theoretical aspects that are linked to public educational policies present in the legal parameters of the current Federal Constitution. Keywords: Teacher; Professional devaluation; Public policy; BNC-Initial Training nº2/2019. |
Palavras-chave: | Professor Desvalorização profissional Políticas Públicas BNC-Formação Inicial nº2/2019. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7586 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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