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Tipo: Dissertação
Título: Uma possibilidade para a superação das dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita : o texto e sua reescrita
Autor(es): Viégas, Lilian Mara Dela Cruz
Abstract: O estudo sobre a possibilidade da superação das dificuldades na aprendizagem da língua escrita por meio da produção de texto e reescrita teve origem nas experiências durante o exercício da profissão de docente, relacionadas às dificuldades em produzir textos, apresentadas por muitos alunos que concluem o primeiro ano do Ensino Fundamental. Os objetivos foram: conhecer e analisar as práticas docentes em sala de aula; identificar os conhecimentos lingüísticos das professoras e suas concepções; investigar os significados e sentidos atribuídos à produção de textos com escrita espontânea e reescrita. Participaram deste estudo onze professoras que, no início do ano de 2006, exerciam a docência no primeiro ano do Ensino Fundamental e duas professoras formadoras do Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR-PILOTO – 2001/2002), da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem sócio-histórica, voltando-se para a concepção dialógica e mediadora da linguagem. Os instrumentos utilizados foram: observação direta em sala de aula, por meio de roteiro pré-estruturado e entrevista semi-estruturada. As análises dos dados obtidos indicaram que tanto os discursos como as ações das professoras alfabetizadoras, revelou uma prática pedagógica em transformação, prevalecendo implícita uma concepção de linguagem como instrumento de comunicação. A produção de texto ocorria de forma coletiva, com ênfase na aquisição da base alfabética em detrimento dos aspectos textual-discursivos da língua. A reescrita foi caracterizada pelos procedimentos adotados para correção, pautada por erros ortográficos. Os conhecimentos sobre a língua materna construídos pelas professoras, no curso de formação continuada, não foram suficientes para subsidiá-las no redimensionamento da prática tendo o texto como base de ensino, com o propósito de desencadear progressos significativos em relação à produção de texto.
The study on the possibility of overcoming difficulties in the learning of written language through text production and rewriting originated in experiences during the exercising in the teaching profession, related to the difficulties in text production, presented by many students concluding the first year of Fundamental Schooling. The objectives were: getting to know and analyzing classroom teaching practice; identifying teachers’ linguistic knowledge and their conceptions; investigating the significations and meanings attributed to the production of spontaneous and rewritten texts. In this study, 11 teachers who taught the First-Year of Fundamental Education as well as two trainee teachers of the School Learning Management Program [GESTAR-PILOTO – 2001/2002] of the Campo Grande [MS] Municipal School Network participated in this study. This research is qualitative based on the socio-historical theoretical framework, oriented towards the dialogical and mediating conception of language. The instruments used were direct observation in the classroom, by means of a pre-structured plan and a semi-structured interview. Analysis of the data obtained indicated that the discourses as well as the actions of the alphabetizing teachers revealed a pedagogical practice in transformation, implicitly prevailing a conception of language as a communication instrument. Text production occurred collectively, with an emphasis on the acquiring of an alphabetizing in detriment to the textual-discursive aspects of language. Rewriting was characterized by proceedings adopted for correction, oriented towards orthographical errors. Knowledge on the mother tongue built by the teachers in the course of continuous training was not found sufficient as subsidies in the redimensioning of practice with the text as the basis of teaching, with the aim of releasing significant progress relative to text production.
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Escrita
Prática de Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/758
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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