Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/756
Tipo: Tese
Título: Da escolarização à reinvenção de si: os sentidos da aprendizagem para o educando da EJA
Autor(es): Caldeira, Liliam Cristina
Primeiro orientador: Osório, Alda Maria do Nascimento
Abstract: Este estudo trata do sentido da aprendizagem para o educando da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Realizamos uma pesquisa fundamentada na abordagem Histórico-Cultural visando analisar os sentidos que esses sujeitos atribuem ao aprender no contexto escolar. Para abordar a perspectiva dos educandos sobre a aprendizagem, buscamos alcançar os seguintes objetivos específicos: conhecer as trajetórias de vida dos educandos; identificar os motivos dos educandos estarem na EJA; conhecer a visão dos educandos acerca da aprendizagem nos diferentes tempos da vida; compreender como diferenciam as aprendizagens que ocorrem na escola e fora dela; conhecer a visão dos educadores da EJA sobre os processos de aprendizagem dos alunos dessa modalidade; conhecer a configuração do contexto de aprendizagem nas aulas. Os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e alunos da EJA, e de observações de aulas em duas escolas públicas de Campo Grande - MS. A análise dos dados foi realizada a partir da concepção de discurso de Bakhtin e do conceito de sentido presente na Psicologia Histórico-Cultural. Os discursos analisados convergiram para duas categorias de sentidos atribuídos à aprendizagem: inserção social e libertação das diversas formas de opressão a que os educandos foram submetidos ao longo de sua existência. Ao processo de aprendizagem são atribuídos sentidos que não se resumem à certificação ou inserção no mercado de trabalho, apesar de contemplá-los por vezes, mas, sobretudo se relacionam à possibilidade de transformações pessoais, de reinvenção de si.
The study presents what learning means to the learner of Educação de Jovens e Adultos – EJA (Youth and Adult Education). The research was based on the Cultural-Historical approach, with the aim to analyze the meanings the subjects give to learning in the school context. The specific objectives were as follows: getting to know the learners‟ trajectories; identifying the reasons why the learners go to EJA classes; getting to know the learners‟ perception about learning in different stages of life; understanding the differences between learning at school and learning outside school; getting to know EJA teachers‟ perceptions about their students‟ learning processes; getting to know the learning context in the classes. The data were collected by means of semi-structured interviews with EJA teachers and students, as well as observations in the classrooms of two public schools in Campo Grande, in the state of MS, Brazil. The analysis was based on Bakhtin‟s concept of discourse and the concept of meaning according to the Cultural-Historical Psychology. The analysis of the discourses converged to two categories of meaning related to learning: social insertion and liberation from the several oppression situations to which the learners were submitted along their lives. The meanings regarding the learning process include, but are not restricted to, certification and insertion in the work market. They are mainly related to the possibility of personal transformations and reinvention of oneself.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Ensino e Aprendizagem
Espaço Escolar
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/756
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Liliam Cristina Caldeira.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.