Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/753
Tipo: Dissertação
Título: A representação do espaço nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Farias, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto a representação dos sólidos geométricos nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no Guia de Livros Didáticos do PNLD/2007 e em livros didáticos contemporâneos de matemática destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. A representação está sendo entendida, no contexto deste trabalho, como uma pluralidade de registros ostensivos por meio dos quais se realiza a atividade matemática no estudo dos sólidos geométricos. Desta forma, esta pesquisa responde à seguinte questão: O que é isto, ensinar Espaço e Forma hoje? Foi norteada pelos seguintes objetivos: investigar as orientações claramente fornecidas pelos PCN, relativas ao estudo da representação do espaço nos anos iniciais do Ensino Fundamental; observar as orientações de ordem metodológicas fornecidas pelo Guia de Livros Didáticos; analisar a avaliação das coleções inscritas e aprovadas nessa importante fonte de referência para a prática docente; e analisar como está sendo proposto o estudo das representações de sólidos geométricos em livros didáticos destinados aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Uma abordagem fenomenológica foi realizada para extrair o discurso expresso pelas fontes de influência do ensino de Geometria. O fundamento teórico baseou-se na Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Ives Chevallard. Os resultados evidenciam algumas questões relevantes: uma valorização crescente do estudo da Geometria; a importância da realização de diferentes tipos de articulações no estudo da Geometria; a valorização da contextualização do saber escolar e da diversificação da linguagem usada no ensino da representação do espaço e da sistematização do conhecimento geométrico.
The research has like an object the representation of the space on recommendations of National Curriculum Parameters - Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), on review and on Guidelines of Didactic Books of PNLD/2007 and in Didactic Books in the early years of Fundamental Teaching. The representation is being understood in the context of this work, like a plurality of ostensive registers in which it is achieved mathematical activities in the study of solid geometrics. Thus, this research responds to the following question: What it is, to teach Space and Form today? It was guided with the following objectives: to investigate the orientations clearly provided by PCN, related to the study of representation of space in the early years of Fundamental Teaching; to observe the orientations of methodological rules provided by Guideline of Didactic Books; to analyze the evaluation of written and approved collections in this important source of reference to the teaching staff practice; and to analyze how it is being proposed the study of representations of solid geometrics in Didactic Books addressed to beginners student of the early years of Fundamental Teaching. A Phenomenological approach was realized to extract the speech by the source of influence of geometry teaching. The theoretical basis was based on Anthropological of didactic theory developed by Ives Chevallard the results shows up some relevant questions: An increasing valorization of Geometry study. the importance of different kinds of accomplishment of different kind of didactic articulations. The valorization of contextualization of schooling knowledge and from diversity of languages used in the representation of space teaching and from geometric knowledge of systematization.
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Geometria
Política Educacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/753
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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