Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7478
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DE NAVIRAÍ DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO
Autor(es): JOICE KÉLY DO NASCIMENTO DE SOUZA
Primeiro orientador: ROSELI MARIA ROSA DE ALMEIDA
Resumo: TCC RESUMO: Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Naviraí (UFMS-CPNV) investigou como ocorreram as estratégias utilizadas por professores durante a alfabetização e o letramento de alunos no 1° ano do Ensino Fundamental durante o período pandêmico. O trabalho é de natureza qualitativa e descritiva, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas direcionadas à duas professoras alfabetizadoras de escolas públicas municipais de Naviraí - MS. O objetivo geral do trabalho foi investigar as dificuldades e o acompanhamento da alfabetização e letramento dos alunos no 1° ano do ensino fundamental diante da pandemia da Covid-19. Os objetivos específicos foram: i) identificar os métodos e metodologias em alfabetização e letramento, com os alunos, durante o ensino remoto; ii) investigar quais foram as estratégias utilizadas pelas professoras no retorno às atividades presenciais. A partir dos resultados levantados foi possível inferir que: a) o ensino remoto foi necessário e essencial para que não gerasse atrasos no ensino dos professores e a aprendizagem dos alunos, mesmo com relatos e reclamações desta modalidade de ensino; b) as estratégias utilizadas pelas professoras no retorno às atividades presenciais foram com os cuidados redobrados em sala de aula, bem como com os alunos que voltaram com grandes dificuldades em seus estudos; c) os acompanhamentos com professores de reforço foram de apoio e suporte por meio das instituições.
Abstract: ABSTRACT: This research for the Course Conclusion Work (TCC) of the Pedagogy Course at the Federal University of Mato Grosso do Sul – Naviraí- Campus (UFMS-CPNV) investigated how the strategies used by teachers during the alphabetization and literacy of students in the 1st year of elementary school occurred during the pandemic period. The study is qualitative and descriptive in nature, and data was collected through semi-structured interviews with two beginning literacy teachers from municipal public schools in Naviraí - MS. The general objective of the study was to investigate the difficulties and monitoring of alphabetization and literacy among students in the 1st year of elementary school in the face of the Covid-19 pandemic. The specific objectives were: i) to analyze how literacy and alphabetization methods and methodologies were adapted with students during remote teaching; ii) to investigate the strategies used by teachers when returning to face-to-face activities. Based on the results, it was possible to infer that: a) remote teaching was necessary and essential so as not to jeopardize the teachers' teaching and the students' learning, even with reports and complaints about this teaching modality; b) the strategies used by the teachers on their return to face-to-face activities were to take extra care in the classroom, as well as with the students who returned with great difficulties in their studies; c) the follow-ups with tutors were of support through the institutions.
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Pandemia
Alfabetização
Letramento
Estratégias.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7478
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
8649.pdf351,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.