Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJOICE KÉLY DO NASCIMENTO DE SOUZA-
dc.date.accessioned2023-11-30T20:23:05Z-
dc.date.available2023-11-30T20:23:05Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7478-
dc.description.abstractABSTRACT: This research for the Course Conclusion Work (TCC) of the Pedagogy Course at the Federal University of Mato Grosso do Sul – Naviraí- Campus (UFMS-CPNV) investigated how the strategies used by teachers during the alphabetization and literacy of students in the 1st year of elementary school occurred during the pandemic period. The study is qualitative and descriptive in nature, and data was collected through semi-structured interviews with two beginning literacy teachers from municipal public schools in Naviraí - MS. The general objective of the study was to investigate the difficulties and monitoring of alphabetization and literacy among students in the 1st year of elementary school in the face of the Covid-19 pandemic. The specific objectives were: i) to analyze how literacy and alphabetization methods and methodologies were adapted with students during remote teaching; ii) to investigate the strategies used by teachers when returning to face-to-face activities. Based on the results, it was possible to infer that: a) remote teaching was necessary and essential so as not to jeopardize the teachers' teaching and the students' learning, even with reports and complaints about this teaching modality; b) the strategies used by the teachers on their return to face-to-face activities were to take extra care in the classroom, as well as with the students who returned with great difficulties in their studies; c) the follow-ups with tutors were of support through the institutions.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental-
dc.subjectPandemia-
dc.subjectAlfabetização-
dc.subjectLetramento-
dc.subjectEstratégias.-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DE NAVIRAÍ DURANTE O PERÍODO PANDÊMICOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ROSELI MARIA ROSA DE ALMEIDA-
dc.description.resumoTCC RESUMO: Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Naviraí (UFMS-CPNV) investigou como ocorreram as estratégias utilizadas por professores durante a alfabetização e o letramento de alunos no 1° ano do Ensino Fundamental durante o período pandêmico. O trabalho é de natureza qualitativa e descritiva, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas direcionadas à duas professoras alfabetizadoras de escolas públicas municipais de Naviraí - MS. O objetivo geral do trabalho foi investigar as dificuldades e o acompanhamento da alfabetização e letramento dos alunos no 1° ano do ensino fundamental diante da pandemia da Covid-19. Os objetivos específicos foram: i) identificar os métodos e metodologias em alfabetização e letramento, com os alunos, durante o ensino remoto; ii) investigar quais foram as estratégias utilizadas pelas professoras no retorno às atividades presenciais. A partir dos resultados levantados foi possível inferir que: a) o ensino remoto foi necessário e essencial para que não gerasse atrasos no ensino dos professores e a aprendizagem dos alunos, mesmo com relatos e reclamações desta modalidade de ensino; b) as estratégias utilizadas pelas professoras no retorno às atividades presenciais foram com os cuidados redobrados em sala de aula, bem como com os alunos que voltaram com grandes dificuldades em seus estudos; c) os acompanhamentos com professores de reforço foram de apoio e suporte por meio das instituições.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
8649.pdf351,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.