Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7473
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: NOVA METODOTOLOGIA PARA CLASSIFICAÇÃO DE PEÇAS DE MADEIRA POR MEIO DO INCREMENTO DE MASSA NA TÉCNICA DE VIBRAÇÃO TRANSVERSAL
Autor(es): GLAUCO DO AMARAL ALVES PEREIRA
Primeiro orientador: ANDRES BATISTA CHEUNG
Resumo: Trata-se do estudo sobre a potencial utilização do uso de smartphones, por meio de uma nova metodologia do ensaio de vibração transversal com incremento de massa, para determinação módulo de elasticidade dinâmico. O objetivo é verificar experimentalmente a correlação entre o módulo de elasticidade longitudinal, determinado por meio do ensaio de flexão estática, em peças de dimensões variadas e o módulo de elasticidade dinâmico, determinado por uma nova metodologia do ensaio de vibração transversal. Para a determinação do módulo de elasticidade pelo método de vibração transversal com incremento de massa, foi utilizada a transformada rápida de Fourier (FFT) que converte o sinal de aceleração obtido no smartphone do domínio do tempo para o da frequência. Com as frequências determinadas, calcula-se o módulo de elasticidade longitudinal dinâmico de acordo a nova metodologia em estudo. Como comparação, foram realizados ensaios de flexão estática para validar os resultados. Foi utilizada a análise de variância e esta análise mostrou que não existe diferença estatística significativa entre os módulos obtidos por meio do ensaio de flexão estática e do método de vibração transversal por incremento de massa.
Abstract: This is a study on the potential use of smartphones, through a new methodology of transverse vibration testing with an increase in mass, to determine the dynamic modulus of elasticity. The objective is to experimentally verify the correlation between the longitudinal modulus of elasticity, determined through the static bending test, in parts of varying dimensions, and the dynamic modulus of elasticity, determined by a new transverse vibration test methodology. To determine the modulus of elasticity using the transverse vibration method with mass increment, the fast Fourier transform (FFT) was used, which converts the acceleration signal obtained from the smartphone from the time domain to the frequency domain. With the frequencies determined, the dynamic longitudinal elasticity modulus is calculated according to the new methodology under study. As a comparison, static bending tests were carried out to validate the results. Analysis of variance was used and this analysis showed that there is no statistically significant difference between the modules obtained through the static bending test and the transverse vibration method by mass increment.
Palavras-chave: Incremento de Massa
Módulo de elasticidade
Smartphone
Vibração transversal.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7473
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Bacharelado (FAENG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
8210.pdf468,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.