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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/746
Tipo: | Dissertação |
Título: | A produção do conhecimento nos trabalhos de conclusão do curso de Direito, com base em Michel Foucault: a experiência da UNIR (2003 e 2004) |
Autor(es): | Silva, Julinda da |
Primeiro orientador: | Osório, Antônio Carlos do Nascimento |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivos a análise da prática do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como instrumento de iniciação à pesquisa no Curso de Direito; a percepção de qual a visão do aluno com relação a delimitação do assunto a ser tratado no Trabalho de Conclusão de Curso; a verificação dos caminhos percorridos pelos discentes na construção de seus trabalhos; a identificação de percepções dos alunos na pesquisa; a constatação do significado da pesquisa no curso de graduação; e a verificação da possível relevância social da pesquisa. Utilizou-se como suporte de estudo teórico e metodológico o referencial de Michel Foucault, entre outros estudiosos cujas obras contribuíram para feitura da pesquisa. O escopo da pesquisa de campo foi definido pela análise documental das monografias apresentadas pelos acadêmicos do Curso de Direito da Universidade Federal de Rondônia, campus Cacoal-RO. Do conjunto maior de 46 monografias, apresentadas pelos alunos nos anos de 2003 e 2004, foram escolhidas 11 para análise, seguindo o critério de inter-relação do assunto proposto ao referencial teórico no discurso do direito, bem como o discurso nos relatórios monográficos. Todo o processo foi orientado pela necessidade de refletir sobre o papel do profissional do direito, bem como a repercussão social do trabalho do advogado. This research had as objectives to analyze the practice of TCC, as a contribution to the of researching in Law. Courses; to detect the importance of being aware of researches when elaborating the TCC and its consequences for society; to observe the abilities and attitudes that researches activities can bring to the professional; to contribute to approach the researches characteristics versus practice. Michel Foucault’s references among many other studious have been used as theoretical and methodological support and also have contributed to the elaboration of this research and methodological support and also have contributed to the elaboration of this research through the analyze of documents, monographs presented by Federal University of Rondonia - campus Cacoal-RO students. After mapping 46 monographs presented by the students in 2003 and 2004, 11 for analyze had been chosen. The criterion used to choose the monographs was the inter-relation of the proposed subject and the theoretical reference. It is evident that education is an essential element for any society in the development process, and the Law teaching was referred to this theme at the moment this research started, comprised its creation, crises and perspective to the formation of juridical knowledge. Taking as the starting point the importance of thinking about the role played by the professional in Laws, the social repercussion of the lawyers’ work, the importance of the researches for their good performance with positive compensation for all society. |
Palavras-chave: | Monografias Direito - educação Pesquisa Científica |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/746 |
Data do documento: | 2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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