Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7415
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ESCRITAS E DISCURSOS: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPARAÇÃO |
Autor(es): | ANA CAROLINA LOPES GARRIDO |
Primeiro orientador: | FABIANY DE CASSIA TAVARES SILVA |
Resumo: | Analisa em comparação as escritas e os discursos presentes em quatro textos/documentos curriculares endereçados à educação infantil, elegemos as seguintes áreas: direitos de aprendizagem, concepções de criança e infância e campos de experiências. |
Abstract: | Este texto apresenta resultados de pesquisa, desenvolvida em dois anos de Iniciação Científica (IC), que toma como objetos e fontes de análise quatro textos/documentos curriculares locais (TDC) produzidos na região centro-oeste, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), endereçados à educação infantil, publicados em anos distintos, a saber: Documento Curricular da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia (DCEI- GO, 2020); Referencial Curricular para a Educação Infantil de Campo Grande (RCEI-CG, 2019); Currículo em Movimento do Distrito Federal (CRM-DF, 2018) e Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT, 2018). Para as análises pretendidas, orientamo-nos metodologicamente pelos Estudos Comparados (SILVA, 2016, 2019 e 2023), buscando como objetivo analisar os discursos e escritas que designam um conjunto de princípios, de aquisição tácita, que regulam as interações comunicativas em instâncias oficiais ou locais, conferindo diferencialmente legitimidade e relevância para os significados propostos pelos sujeitos envolvidos nesse processo. Em síntese, registramos que os TDC se tornam peça chave dentro do campo de (re)produção curricular e no jogo das forças sobre a educação infantil (ou da infância), que arregimentam forças com capacidade de convencimento sobre a necessidade de modificar da ordem dominante. |
Palavras-chave: | Currículo Textos/Documentos Curriculares Educação Infantil Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Centro-Oeste |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7415 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
6478.pdf | 520,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.