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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ESCRITAS E DISCURSOS: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPARAÇÃO
Autor(es): ANA CAROLINA LOPES GARRIDO
Primeiro orientador: FABIANY DE CASSIA TAVARES SILVA
Resumo: Analisa em comparação as escritas e os discursos presentes em quatro textos/documentos curriculares endereçados à educação infantil, elegemos as seguintes áreas: direitos de aprendizagem, concepções de criança e infância e campos de experiências.
Abstract: Este texto apresenta resultados de pesquisa, desenvolvida em dois anos de Iniciação Científica (IC), que toma como objetos e fontes de análise quatro textos/documentos curriculares locais (TDC) produzidos na região centro-oeste, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), endereçados à educação infantil, publicados em anos distintos, a saber: Documento Curricular da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia (DCEI- GO, 2020); Referencial Curricular para a Educação Infantil de Campo Grande (RCEI-CG, 2019); Currículo em Movimento do Distrito Federal (CRM-DF, 2018) e Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT, 2018). Para as análises pretendidas, orientamo-nos metodologicamente pelos Estudos Comparados (SILVA, 2016, 2019 e 2023), buscando como objetivo analisar os discursos e escritas que designam um conjunto de princípios, de aquisição tácita, que regulam as interações comunicativas em instâncias oficiais ou locais, conferindo diferencialmente legitimidade e relevância para os significados propostos pelos sujeitos envolvidos nesse processo. Em síntese, registramos que os TDC se tornam peça chave dentro do campo de (re)produção curricular e no jogo das forças sobre a educação infantil (ou da infância), que arregimentam forças com capacidade de convencimento sobre a necessidade de modificar da ordem dominante.
Palavras-chave: Currículo
Textos/Documentos Curriculares
Educação Infantil
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Centro-Oeste
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7415
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

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