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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7415
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | ANA CAROLINA LOPES GARRIDO | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-30T15:34:47Z | - |
dc.date.available | 2023-11-30T15:34:47Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7415 | - |
dc.description.abstract | Este texto apresenta resultados de pesquisa, desenvolvida em dois anos de Iniciação Científica (IC), que toma como objetos e fontes de análise quatro textos/documentos curriculares locais (TDC) produzidos na região centro-oeste, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), endereçados à educação infantil, publicados em anos distintos, a saber: Documento Curricular da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia (DCEI- GO, 2020); Referencial Curricular para a Educação Infantil de Campo Grande (RCEI-CG, 2019); Currículo em Movimento do Distrito Federal (CRM-DF, 2018) e Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT, 2018). Para as análises pretendidas, orientamo-nos metodologicamente pelos Estudos Comparados (SILVA, 2016, 2019 e 2023), buscando como objetivo analisar os discursos e escritas que designam um conjunto de princípios, de aquisição tácita, que regulam as interações comunicativas em instâncias oficiais ou locais, conferindo diferencialmente legitimidade e relevância para os significados propostos pelos sujeitos envolvidos nesse processo. Em síntese, registramos que os TDC se tornam peça chave dentro do campo de (re)produção curricular e no jogo das forças sobre a educação infantil (ou da infância), que arregimentam forças com capacidade de convencimento sobre a necessidade de modificar da ordem dominante. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo | - |
dc.subject | Textos/Documentos Curriculares | - |
dc.subject | Educação Infantil | - |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | - |
dc.subject | Centro-Oeste | - |
dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.title | ESCRITAS E DISCURSOS: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPARAÇÃO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FABIANY DE CASSIA TAVARES SILVA | - |
dc.description.resumo | Analisa em comparação as escritas e os discursos presentes em quatro textos/documentos curriculares endereçados à educação infantil, elegemos as seguintes áreas: direitos de aprendizagem, concepções de criança e infância e campos de experiências. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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