Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANA CAROLINA LOPES GARRIDO-
dc.date.accessioned2023-11-30T15:34:47Z-
dc.date.available2023-11-30T15:34:47Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7415-
dc.description.abstractEste texto apresenta resultados de pesquisa, desenvolvida em dois anos de Iniciação Científica (IC), que toma como objetos e fontes de análise quatro textos/documentos curriculares locais (TDC) produzidos na região centro-oeste, após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), endereçados à educação infantil, publicados em anos distintos, a saber: Documento Curricular da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Goiânia (DCEI- GO, 2020); Referencial Curricular para a Educação Infantil de Campo Grande (RCEI-CG, 2019); Currículo em Movimento do Distrito Federal (CRM-DF, 2018) e Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT, 2018). Para as análises pretendidas, orientamo-nos metodologicamente pelos Estudos Comparados (SILVA, 2016, 2019 e 2023), buscando como objetivo analisar os discursos e escritas que designam um conjunto de princípios, de aquisição tácita, que regulam as interações comunicativas em instâncias oficiais ou locais, conferindo diferencialmente legitimidade e relevância para os significados propostos pelos sujeitos envolvidos nesse processo. Em síntese, registramos que os TDC se tornam peça chave dentro do campo de (re)produção curricular e no jogo das forças sobre a educação infantil (ou da infância), que arregimentam forças com capacidade de convencimento sobre a necessidade de modificar da ordem dominante.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículo-
dc.subjectTextos/Documentos Curriculares-
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)-
dc.subjectCentro-Oeste-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleESCRITAS E DISCURSOS: TEXTOS/DOCUMENTOS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM COMPARAÇÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1FABIANY DE CASSIA TAVARES SILVA-
dc.description.resumoAnalisa em comparação as escritas e os discursos presentes em quatro textos/documentos curriculares endereçados à educação infantil, elegemos as seguintes áreas: direitos de aprendizagem, concepções de criança e infância e campos de experiências.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
6478.pdf520,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.