Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7371
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Reflexões sobre a inclusão escolar do aluno com transtorno do espectro autista |
Autor(es): | Ribeiro, Rafaela Roberto |
Primeiro orientador: | Moreira, Rozemeiry dos Santos Marques |
Resumo: | O estudo faz reflexões sobre a inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista, a partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil,2008) e da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei Nº 12.764, de 2012) em relação aos recursos de materiais e humanos no contexto escolar. As reflexões dirigidas a esta inclusão se fizeram por meio da pesquisa qualitativa e entrevistas com informantes de uma escola pública da cidade de Três Lagoas -Mato Grosso do Sul, para identificação dos recursos e práticas para a inclusão, bem como a falta deles, no contexto escolar. Disto decorrem alguns desafios, que nesse campo de conhecimento ainda se enfrentam em nível tanto teórico quanto técnico e social, sem muitos questionamentos e poucas respostas relacionadas ao sentido da inclusão escolar. |
Abstract: | The study reflects on the school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder, based on the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (Brazil, 2008) and the National Policy for the Protection of the Rights of Persons with Autism Spectrum Disorder ( Law No. 12,764, of 2012) in relation to material and human resources in the school context. The reflections aimed at this inclusion were carried out through qualitative research and interviews with informants from a public school in the city of Três Lagoas - Mato Grosso do Sul, to identify resources and practices for inclusion, as well as the lack of them, in the context school. From this arise some challenges, which in this field of knowledge are still faced at both a theoretical, technical and social level, without many questions and few answers related to the meaning of school inclusion. |
Palavras-chave: | Educação Especial Políticas de Inclusão Transtorno do Espectro Autista |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7371 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | CPTL - Pedagogia - Licenciatura Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
5201.pdf | 305,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.