Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7308
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Repertório de brincadeiras musicais de mulheres de navirai: pensando as relações entre infância, acesso a arte e educação
Autor(es): LARISSA DE ASSIS LIMA
Primeiro orientador: ERIKA NATACHA FERNANDES DE ANDRADE
Resumo: Este texto apresenta um estudo de Trabalho de Conclusão de Curso, requerido para graduação na Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Naviraí. O objeto de pesquisa foi a educação musical e o objetivo geral da investigação foi identificar o repertório de brincadeiras da/para a infância envolvendo a música que compõem as memórias e as experiências de mulheres de Naviraí/MS. Em termos metodológicos, a etapa empírica da pesquisa abarcou a aplicação de um questionário junto diferentes grupos de mulheres residentes em Naviraí/MS; o questionário foi elaborado por meio da plataforma Google Forms; foram elaborados um cabeçalho, para a apresentação do título da pesquisa e dos objetivos pretendidos, e um total de sete questões. O questionário foi anônimo e foi compartilhado via Whatsapp com professoras, gestoras e funcionárias da administração de uma escola naviraiense, bem como com mulheres em geral.Os resultados da pesquisa mostram que brincadeiras musicais fizeram parte da infância das mulheres participantes do questionário. Os dados também indicam que o repertório citado, em resposta ao questionário, ainda é restrito, mostrando a necessidade de ações em prol da preservação e da transmissão das brincadeiras musicais da/para a infância entre gerações; a escola é indicada como local primordial para a democratização da tradição cultural musical junto às crianças.
Abstract: Este texto apresenta um estudo de Trabalho de Conclusão de Curso, requerido para graduação na Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Naviraí, e cujo objeto de pesquisa foi a educação musical, contribui globalmente no desenvolvimento das crianças. O problema da pesquisa desenvolvida voltou-se para discussões sobre repertório de brincadeiras musicais de mulheres de Naviraí/MS. Desse modo, o objetivo geral da investigação foi identificar 2 o repertório de brincadeiras da/para a infância envolvendo a música que compõem as memórias e as experiências de mulheres de Naviraí/MS. Para o alcance do objetivo geral, foram selecionados os seguintes objetivos específicos: (1) compreender a importância da brincadeira musical na infância; (2) discriminar os gêneros de brincadeiras da/para a infância que envolvem a música; (3) descrever o repertório de brincadeiras musicais que compõem as memórias e as experiências de um grupo de mulheres de Naviraí/MS; e (4) identificar em que medida o repertório de brincadeiras musicais está sendo democratizado. O procedimento da pesquisa envolveu uma etapa bibliográfica, voltada para o estudo de artigos relacionados à centralidade da musicalização na infância e ao papel da educação na garantia da democratização dos gêneros musicais da/para a infância. Outra etapa da pesquisa abarcou a aplicação de um questionário junto a mulheres residentes em Naviraí/MS, buscando identificar o repertório de brincadeiras envolvendo músicas que compõem as suas memórias e experiências. O questionário foi elaborado por meio da plataforma Google Forms; foram elaborados um cabeçalho, para a apresentação do título da pesquisa e dos objetivos pretendidos, e um total de sete questões. O questionário foi anônimo e foi compartilhado via Whatsapp com professoras, gestoras e funcionárias da administração de uma escola naviraiense, bem como com mulheres em geral. A intençãofoi atingir um número mínimo de 30 mulheres, algumas ligadas ao universo escolar/educacional e outras atuando em diferentes atividades. Nas seções subsequentes do texto são apresentadas, respectivamente, reflexões sobre a música na relação com a educação, com foco na democratização dos gêneros musicais da/para a infância, e a apresentação e discussão dos dados da pesquisa. O texto é finalizado com as considerações finais, que indicam: (i) a presença de brincadeiras musicais na infância das mulheres participantes do questionário; (ii) a existência de memórias que apontam para um repertório ainda restrito; (iii) a necessidade de preservar e transmitir as brincadeiras musicais da/para a infância entre gerações; (ii) a escola como local primordial para a democratização da tradição cultural musical junto às crianças.
Palavras-chave: Música
Brincadeiras musicais
Infância
Educação
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7308
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

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