Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/728
Tipo: Dissertação
Título: A implantação das salas de informática na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande
Autor(es): Zanatta, Jacir Alfonso
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Salas de Informática implantado na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande. A pesquisa busca compreender de que maneira os computadores estão chegando à escola e entender como essa tecnologia está sendo utilizada pelo sistema educacional. A informática que deveria estar sendo usada para transformar o sistema de ensino, serve apenas como mais um recurso capaz de reproduzir manuais didáticos informatizados. Da forma como foram implantadas, as Salas de Informática, não representam nenhuma mudança ou avanço na relação professor-aluno. Sem as mudanças esperadas na escola, o computador está se adaptando a esta estrutura que não sofre alterações desde o século XVII. O trabalho exercido pelos professores instrutores continua sendo o mesmo do sistema manufatureiro, onde o manual didático proposto por Comenius foi aperfeiçoado pelo desenvolvimento da tecnologia. Esse avanço chega às escolas na forma de computador, buscando apenas facilitar o trabalho dos educadores. A informática tem a possibilidade de acabar com a organização manufatureira da escola, mas a forma como o computador vem sendo incorporado pela Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, não altera a organização e a metodologia de ensino vigente. As Salas de Informática chegam às escolas sem uma discussão da organização da escola contemporânea.
The main purpose of this paper is to analyze the Project Computers Science Rooms implanted in the Municipal Teaching System of Campo Grande. The research is to understand how the computers are reaching school and understand how this technology is been used in the educational system. The computer science that should help modify this educational system has just been used as a resource able to reproduce computerized manuals for education. The way, the Computer Science Rooms were implanted do not represent any change or advancement in the relation teacher-student. Without the changes expected at school, the computer is adapting to this structure that do not change since XVII century. The work done by the teachers (instructors) has been the same manufacturing systems, where the educational manual offered by Comenius was improved by the technology development. This advancement gets to schools by computers; the only reason is to facilitate the educators’ work. The Computer Science has the possibility to eliminate the manufactory school organization, but the way the computer is been incorporated to the Municipal Teaching System of Campo Grande, do not change the organization and the actual educational methodology. The Computer Science Rooms are brought to schools without any discussion about the contemporary school organization.
Palavras-chave: Tecnologia Educacional
Computador no Ensino
Ensino e Aprendizagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/728
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jacir Alfonso Zanatta.pdf981,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.