Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/727
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento e avaliação de um hipertexto sobre Hidroponia para o ensino de Ciências, 7ª e 8ª séries
Autor(es): Moreira, Ivete Favero Lopes
Abstract: Este trabalho apresenta um hipertexto sobre o Tema Hidroponia, desenvolvido, para ser utilizado como material didático para o Ensino de Ciências, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, tendo como Referencial a Teoria Cognitiva de Ausubel. O hipertexto foi desenvolvido utilizando o programa PowerPoint, da Microsoft, por ser este distribuído com os computadores fornecidos pelos governos estaduais e municipais às escolas. A avaliação do hipertexto foi feita, por meio de entrevistas semi-estruturadas, com dez professores; de modo geral, todos acharam a proposta válida e fizeram críticas que permitiram a reformulação do hipertexto original. Os aspectos positivos apresentados pelos professores foi: o fato do hipertexto permitir a elaboração de aulas diferentes e de induzir mudanças na forma tradicional de ensinar; de contribuir para prender a atenção dos alunos; permitir interatividade; ser interdisciplinar; apresentar inter-relações entre os conceitos e ser um material didático contextualizado. Os aspectos negativos apontados referiram-se a alguns aspectos técnicos do hipertexto: falta de som; algumas cores de fundo que dificultaram a leitura; falta de aspectos históricos. Igualmente, ficou evidenciada a necessidade de instruções mais detalhadas sobre a utilização do hipertexto pelos professores, o que também deverá ser realizado no aprimoramento do hipertexto.
This work presents a hipertext about Hidropony, developed, for to be utilized like educational stuff for the Education of Sciences, 7ª and 8ª series of the Fundamental Education, having like Referencial the Cognitiv Theory of Ausubel. The hipertext was developed utilizing the program PowerPoint, from the Microsoft, by be this distributed with the computers supplied by the municipal and state governments to the schools. The evaluation of the hipertext went deed, by means of interviews they are structured, with ten professors; of general way, everybody found the valid proposal and did critics that permitted the revolution of the hipertext original. The positive aspects presented by the professors was: the fact of the hipertext permit the peculiar elaboration of classes and of prompt changes in the traditional form of teach; of contribute to bind the attention of the students; permit interteinment; be interdisciplinary; present inter-relations between the concepts and be an educational stuff contexted. The aspects negative film strip aimed referred to some aspects technicians of the hipertext: absence of sound; some colors of bottom that complicated the reading; historical absence of aspects. Equally, it stayed shown up the need of instructions more detailed about the utilization of the hipertext by the professors, what also should be carried out in the overornamented of the hipertext.
Palavras-chave: Ensino
Hidroponia
Hipertexto
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/727
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ivete Favero Lopes Moreira.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.