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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7259
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Percepções docentes sobre o ensino de língua espanhola durante o período de transição do ensino remoto emergencial para o presencial |
Autor(es): | EVA VIEIRA CECÉ CORREA |
Primeiro orientador: | DIANA MILENA HECK |
Resumo: | Percepções docentes sobre o ensino de língua espanhola durante o período de transição do ensino remoto emergencial para o presencial |
Abstract: | A pandemia da COVID-19 teve um impacto significativo no campo da educação, obrigando o fechamento das instituições de ensino e a necessidade de adaptação ao ensino remoto. Este impacto afetou intensamente os alunos e professores, especialmente, aqueles que enfrentaram dificuldades de acesso limitado à tecnologia e recursos adequados. Os educadores tiveram que se adaptar rapidamente, enfrentando desafios tanto de ordem emocional quanto pedagógico. Entretanto, é importante destacar que essa transformação não ocorreu de maneira igualitária, visto que muitos alunos e escolas não possuíam a infraestrutura necessária para a transição para o ensino online. Isso resultou em danos emocionais para muitos alunos e professores que não estavam preparados para esse novo formato. E embora o ensino presencial tenha sido retomado, surgiram desafios, como a defasagem no aprendizado dos estudantes. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa com professores de língua espanhola de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, com o objetivo de analisar a percepção desses docentes sobre a transição do ensino remoto emergencial para o ensino presencial, considerando os impactos dessa mudança na escola e no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o trabalho também destacou a importância da disciplina Recomposição da Aprendizagem da Língua Portuguesa no período pós-pandêmico como um recurso que visa suprir as lacunas de aprendizagem decorridas da pandemia, o que corrobora automaticamente para o melhor desenvolvimento do aluno nas demais disciplinas, inclusive a de língua espanhola. Os dados apontaram muitos desafios e dificuldades vivenciados por professores e alunos no período de transição, especialmente pela defasagem de aprendizado, provocada pelo ensino na pandemia, que precisa ser sanada junto aos conteúdos atuais para que o aluno não tenha déficit de conteúdo e idade escolar. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7259 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Letras - Licenciatura (CPAQ) |
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