Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7259
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepções docentes sobre o ensino de língua espanhola durante o período de transição do ensino remoto emergencial para o presencial
Autor(es): EVA VIEIRA CECÉ CORREA
Primeiro orientador: DIANA MILENA HECK
Resumo: Percepções docentes sobre o ensino de língua espanhola durante o período de transição do ensino remoto emergencial para o presencial
Abstract: A pandemia da COVID-19 teve um impacto significativo no campo da educação, obrigando o fechamento das instituições de ensino e a necessidade de adaptação ao ensino remoto. Este impacto afetou intensamente os alunos e professores, especialmente, aqueles que enfrentaram dificuldades de acesso limitado à tecnologia e recursos adequados. Os educadores tiveram que se adaptar rapidamente, enfrentando desafios tanto de ordem emocional quanto pedagógico. Entretanto, é importante destacar que essa transformação não ocorreu de maneira igualitária, visto que muitos alunos e escolas não possuíam a infraestrutura necessária para a transição para o ensino online. Isso resultou em danos emocionais para muitos alunos e professores que não estavam preparados para esse novo formato. E embora o ensino presencial tenha sido retomado, surgiram desafios, como a defasagem no aprendizado dos estudantes. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa com professores de língua espanhola de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, com o objetivo de analisar a percepção desses docentes sobre a transição do ensino remoto emergencial para o ensino presencial, considerando os impactos dessa mudança na escola e no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o trabalho também destacou a importância da disciplina Recomposição da Aprendizagem da Língua Portuguesa no período pós-pandêmico como um recurso que visa suprir as lacunas de aprendizagem decorridas da pandemia, o que corrobora automaticamente para o melhor desenvolvimento do aluno nas demais disciplinas, inclusive a de língua espanhola. Os dados apontaram muitos desafios e dificuldades vivenciados por professores e alunos no período de transição, especialmente pela defasagem de aprendizado, provocada pelo ensino na pandemia, que precisa ser sanada junto aos conteúdos atuais para que o aluno não tenha déficit de conteúdo e idade escolar.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7259
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Letras - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
390.pdf444,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.