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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7259
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | EVA VIEIRA CECÉ CORREA | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T15:27:41Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T15:27:41Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7259 | - |
dc.description.abstract | A pandemia da COVID-19 teve um impacto significativo no campo da educação, obrigando o fechamento das instituições de ensino e a necessidade de adaptação ao ensino remoto. Este impacto afetou intensamente os alunos e professores, especialmente, aqueles que enfrentaram dificuldades de acesso limitado à tecnologia e recursos adequados. Os educadores tiveram que se adaptar rapidamente, enfrentando desafios tanto de ordem emocional quanto pedagógico. Entretanto, é importante destacar que essa transformação não ocorreu de maneira igualitária, visto que muitos alunos e escolas não possuíam a infraestrutura necessária para a transição para o ensino online. Isso resultou em danos emocionais para muitos alunos e professores que não estavam preparados para esse novo formato. E embora o ensino presencial tenha sido retomado, surgiram desafios, como a defasagem no aprendizado dos estudantes. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa com professores de língua espanhola de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, com o objetivo de analisar a percepção desses docentes sobre a transição do ensino remoto emergencial para o ensino presencial, considerando os impactos dessa mudança na escola e no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o trabalho também destacou a importância da disciplina Recomposição da Aprendizagem da Língua Portuguesa no período pós-pandêmico como um recurso que visa suprir as lacunas de aprendizagem decorridas da pandemia, o que corrobora automaticamente para o melhor desenvolvimento do aluno nas demais disciplinas, inclusive a de língua espanhola. Os dados apontaram muitos desafios e dificuldades vivenciados por professores e alunos no período de transição, especialmente pela defasagem de aprendizado, provocada pelo ensino na pandemia, que precisa ser sanada junto aos conteúdos atuais para que o aluno não tenha déficit de conteúdo e idade escolar. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.classification | Letras | pt_BR |
dc.title | Percepções docentes sobre o ensino de língua espanhola durante o período de transição do ensino remoto emergencial para o presencial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | DIANA MILENA HECK | - |
dc.description.resumo | Percepções docentes sobre o ensino de língua espanhola durante o período de transição do ensino remoto emergencial para o presencial | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras - Licenciatura (CPAQ) |
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