Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/725
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de latim na Escola Maria Constança Barros Machado como reflexo da história da disciplina no Brasil (1939-1971)
Autor(es): Braga, Horácio dos Santos
Abstract: O presente trabalho objetivou escrever, fundamentando-se no campo de pesquisa denominado História das Disciplinas Escolares, uma história do ensino do Latim, como disciplina integrante do currículo do curso ginasial, no período compreendido entre 1938 e 1971, tendo como lócus histórico e social a Escola Estadual Maria Constança Barros Machado. O corpus da pesquisa foi constituído por três tipos de fontes: os documentos referenciadores, pertencentes ao acervo da escola, os livros didáticos adotados nos primeiros anos do seu funcionamento e os depoimentos de exprofessores e ex-alunos. A análise das fontes monstrou que o Latim passou a ser uma das disciplinas indicadas no currículo do curso ginasial, implantado na instituição em 1943, em decorrência do Decreto-Lei 4.244/42, e, desde então, foi oferecido regularmente até o ano de 1961, quando, pela LDB 4024, a disciplina deixou de ser obrigatória. Os conteúdos e a metodologia propostos nos livros didáticos adotados apontam que o objetivo geral do ensino de Latim consistia em proporcionar ao educando, pelo estudo de textos de longa tradição e da língua latina, uma formação cultural que lhe permitisse a interação, ao mesmo tempo, com seus ancestrais e com seus contemporâneos. Para os ex-alunos e ex-professores, o estudo do Latim era um instrumento para a compreensão da gramática do português, invertendo-se, de certo modo, a tradição na qual o português é que era o instrumento para a aprendizagem da gramática latina. As transformações do ensino de Latim, no curso ginasial da instituição refletiram, além das condições de trabalho na área, como a falta de professores qualificados, as transformações ocorridas no ensino da disciplina no Brasil, em decorrência da legislação educacional que, por sua vez, representa as transformações ocorridas na sociedade.
This monograph concerns the history of teaching Latin in the curriculum of fundamental schooling witnessed in the Maria de Constanza Barros Machado State School, based on the research field of the History of Schooling disciplines. The body of the research is constituted from the kinds of sources: referential documents belong to the school archive, school manuals adopted during the first years of the school’s functioning and the testimonies of ex-professors and alumni. Analysis of sources showed that Latin began to be one of the disciplines indicted in the curriculum of the primary course implanted in the institution in 1943, as a result of Law-Decree 424442 and, from then on till 1961 was regularly offered until 1961 when, by the Basic Law 4024, the discipline ceased being obligatory. The contents and methodology proposed in the manuals adopted indicate that the general objective of Latin teaching consisted in apportioning to students, through the study of traditional texts and the Latin language, a cultural formation permitting the interaction with elders as well as contemporaries. For ex-alumini and professors, the study of Latin was an instrument for the comprehension of Portuguese grammar, inverting, in a certain manner, the tradition of Portuguese as a path to the learning of Latin grammar. Transformations in Latin teaching in primary schools reflected the lack of qualified professors, transformations occurred in the teaching of the discipline over Brazil because of educational legislation as well as labor conditions in the area, representing in their turn changes occurred in society.
Palavras-chave: Currículos e Programas
Latim Clássico - educação
Didática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/725
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Horácio dos Santos Braga.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.