Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7235
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação Alimentar e Nutricional: Experiências com Pessoas Idosas – Revisão de Literatura Narrativa |
Autor(es): | ANA KEREN OLIVEIRA MICHELS |
Primeiro orientador: | GIOVANA ELIZA PEGOLO |
Resumo: | Objetivo: Identificar a realização/execução de experiências de Educação Alimentar e Nutricional com pessoas idosas no Brasil. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura narrativa. Foram selecionados artigos nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, em português, prioritariamente de 2018 a 2023. Para a identificação de experiências de Educação Alimentar e Nutricional, foram selecionados artigos, nas mesmas bases de dados, com os seguintes descritores no título, idoso ou idosos and Educação Alimentar e Nutricional e pessoa idosa ou pessoas idosas and Educação Alimentar e Nutricional. As publicações foram analisadas e os elementos essenciais para a execução da Educação Alimentar e Nutricional foram compilados. Resultados: Dos artigos selecionados, foram encontrados 9 com os descritores no título e, desses, 2 foram excluídos, pois não se adequavam aos critérios. Observou-se prevalência de realização de atividades lúdicas que abordaram temas variados relacionados com a alimentação, de modo didático, acordando com as circunstâncias do público-alvo, o que envolve a adaptação da linguagem científica e a valorização do saber popular. Outro aspecto importante é a ausência da descrição das dificuldades durante a execução das ações, informação relevante para quem for reproduzi-las. Conclusão: Verifica-se que tal estratégia de Educação em Saúde, configura uma importante ferramenta para a promoção da autonomia e qualidade de vida para os indivíduos idosos. |
Abstract: | Objective: To identify the implementation/execution of Food and Nutrition Education experiences with elderly people in Brazil. Methodology: This is a narrative literature review. Articles were selected from the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Google Scholar databases, in Portuguese, primarily, from 2018 to 2023. To identify Food and Nutrition Education experiences, articles were selected from the same databases, with the following descriptors in the title: Aged or Elderly People ana Nutrition Education. The publications were analyzed and the essential elements for implementing Food and Nutrition Education were compiled. Results: Nine articles of the selected were found with the descriptors in the title and, of these, Two were excluded, becuse they didn’t suit the criterion. It was observed the prevalence of recreational activities that addressed various topics related to food, in a didactic manner, in accordance with the circumstances of the target audience, which involves adapting scientific language and valuing popular knowledge. Another important aspect is the absence of a description about the difficulties during the execution of the actions, which is relevant information for anyone reproducing them. Conclusion: At last, it’s seems this Health Education strategy constitutes an important tool for promoting autonomy and quality of life for elderly individuals. |
Palavras-chave: | Educação em Saúde Promoção da Saúde Saúde da Pessoa Idosa. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7235 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Nutrição - Bacharelado (FACFAN) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.