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Tipo: Dissertação
Título: Fundescola I e II: a atuação do Banco Mundial na educação em Mato Grosso do Sul - 1998/2004
Autor(es): Silveira, Giovane Silveira da
Primeiro orientador: Arruda, Elcia Esnarriaga de
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar a materialização de quatro ações dos Projetos Fundescola I (1998-2000) e Fundescola II (1999-2004) no Estado de Mato Grosso do Sul. Essas ações são: Projeto de Adequação dos Prédios Escolares, Construção de Escolas, Equipamento e Mobiliário para Escola Adequada e Equipamento e Mobiliário para Escola Construida. Nesse sentido, busca-se entender como a materialização dessas ações atende ao mercado da indústria da construção e da indústria de móveis. No transcorrer da pesquisa foram analisados os Relatórios do Banco Mundial, nas quais se pode perceber a educação como um setor que recebe volumosos recursos do Banco Mundial, e o Brasil como um dos grandes clientes dessa instituição na década de noventa. Também foram abordadas as distribuições de recursos dos Projetos Fundescola I e II por Estados das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; assim como o levantamento de dados junto ao FNDE e as empresas fornecedoras de bens e serviços para as referidas ações no Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados obtidos contribuem com a tese de que a educação é um meio de aquecer o mercado por meio da produção e circulação de mercadorias.
The objective of this work is to analyze the materialization of four actions of the Projeto Fundescola I (1998-2000) and Fundescola II (1999-2004) in the State of Mato Grosso do Sul. Those actions are: Project of Adaptation of the School Buildings, Construction of Schools, Equipment and Furniture for Appropriate School and Equipment and Furniture for Built School. In that sense it is looked for to understand as the materialization of those actions assists to the market of the industry of the construction and of the industry of pieces of furniture. In elapsing of the research the Reports of the World Bank they were analyzed, where one can notice the education as a section that receives bulky resources of the World Bank and Brazil as one of the great customers of that institution in the decade of 1990. Also the distributions of resources of the Projeto Fundescola I and II were approached by states of the areas North, Northeast and Center-West; as well as the rising of data close to FNDE and the supplying companies of goods and services for referred them actions in the State of Mato Grosso do Sul. The obtained data contribute with the theory that the education is a middle of heating up the market through the production and circulation of goods.
Palavras-chave: Política Educacional
Economia da Educação
Planejamento Educacional
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/723
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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