Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7229
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | COMPETÊNCIAS DIGITAIS E ALFABETIZAÇÃO: ANÁLISE DE JOGOS DIGITAIS DISPONIBILIZADOS EM SITES EDUCACIONAIS |
Autor(es): | PEDRO YOHAN MARIANO RODRIGUES |
Primeiro orientador: | SANDRA NOVAIS SOUSA |
Resumo: | Este estudo tem como objeto de pesquisa os jogos digitais voltados para a alfabetização, e tem como objetivo analisar as relações entre o desenvolvimento das competências digitais e a alfabetização das crianças. Como procedimentos metodológicos, realizou-se: pesquisa bibliográfica para levantamento dos autores e obras que tratam da alfabetização, ludicidade e tecnologias digitais, e análise de jogos digitais disponibilizados em sites educacionais. Como resultados, aponta-se que a integração entre ludicidade, alfabetização e tecnologias digitais é fundamental para tornar o processo de alfabetização mais dinâmico e divertido, os sites e os jogos digitais oferecem um conteúdo educacional adequado capazes de proporcionar conhecimento para as crianças, mas é também preciso continuar investindo em capacitação de professores e estrutura escolar para que as crianças de todas classes sociais possam ter acesso e se utilizar desses recursos inovadores. |
Abstract: | This study focuses on digital games aimed at literacy and aims to analyze the relationship between the development of digital skills and children's literacy. Methodologically, it conducted a literature review to identify authors and works addressing literacy, playfulness, and digital technologies, alongside an analysis of digital games available on educational websites. The results indicate that integrating playfulness, literacy, and digital technologies is crucial for making the literacy process more dynamic and enjoyable. Educational websites and digital games offer suitable educational content capable of providing knowledge to children. However, continued investment in teacher training and school infrastructure is also necessary so that children from all social classes can access and make use of these innovative resources. |
Palavras-chave: | Competências digitais Alfabetização Jogos Digitais |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7229 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
9375.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.