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Tipo: Dissertação
Título: A Psicopedagogia na escola : uma "nova roupagem" para antigas questões da relação Psicologia e Educação?
Autor(es): Burlamaqui, Fatima Regina Rodrigues
Abstract: Esta pesquisa buscou analisar os fundamentos teórico-metodológicos da Psicopedagogia com o objetivo de desvelar os seus pressupostos, levantando a questão do retorno ao psicologismo na educação. Os procedimentos metodológicos utilizados foram as análises das publicações da Associação de Psicopedagogia: Revista Boletim e a Revista Brasileira de Psicopedagogia. As referidas análises não se caracterizam do ponto de vista da qualidade das publicações; trata-se de uma avaliação de abordagens e direcionamentos teóricos das produções. Os anos de 1984 a 1994 compreendem o período definido para a análise, considerando que, naquele momento, dava-se a implantação e estruturação da associação da categoria dos psicopedagogos, cujos encontros e seminários refletiam a consolidação da identidade e delimitação profissional da referida área. Os resultados revelados através das análises dos artigos indicam uma “retomada” com maior ênfase, das antigas relações entre a Psicologia e a Educação, revigorando a psicologização dos processos educacionais. A abordagem Psicológica é a que se faz mais presente nessas publicações, e numa vertente quase que determinantemente clínica. Acredita-se que a Psicologia não tenha se ausentado da escola e mesmo do imaginário dos educadores, quando se percebe que eles permanecem solicitando o aval da Psicologia para as explicações das dificuldades educativas. As relações entre a Psicologia e a Educação são possíveis, todavia têm sido baseadas nas vertentes patologizantes que parecem ser as mesmas configurações dadas pela Psicopedagogia, que continua tendo como suporte explicações fragmentadas, individualizantes e abstratas para a compreensão do homem. Esta relação entre a Psicologia e a Educação já se mostrou equivocada. Uma Psicologia calcada numa perspectiva de homem concreto, inserido social e culturalmente, encontrará um espaço importante e efetivo na Educação.
This research tried to analyze the theoretic methodology basis of Psychopedagogy in order to uncover its purposes, raising the question about the come back of psychologism in education. The methodological procedures applied were the analysis of publications of the Associação de Psicopedagogia (Psychopedagogy Association): the Boletim (Bulletin) and Revista Brasileira de Psicopedagogia (Brazilian Magazine of Psychopedagogy). The present analysis was not concerned with the quality of the referred publications, but with their approach and theoretical tendencies. The years running from 1984 up to 1994, were the ones defined for analysis considering that at that time the association of psychopedagogues was being structured and defined and their encounters and seminars reflected the consolidation of the identity and professional delimitation of the area. .+The results from these analysis indicate the recovering of the former relationship between Psychology and Education, gathering a new strength to the use of psychology in educational procedures. The psychological approach is the emphasis of these publications. One believes that Psychology has not been excluded from school and from the imaginary of educators when you notice that they remain demanding for Psychological evaluation when explaining educational difficulties. The relationship between Psychology and Education is possible, but not based on the pathological versants that seem to be the configurations assumed by Psychopedagogy who keeps on relating itself to fragmented, individually centered and abstract explanations for human comprehension. This relationship between Psychology and Education is equivocal. Psychology based on a concrete human being perspective, socially and culturally inserted, will have more chances in finding an important space in Education.
Palavras-chave: Psicopedagogia
Educação
Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/721
Data do documento: 2000
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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