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Tipo: Dissertação
Título: O Exame Nacional De Cursos (Provão) na visão de dois participes: coordenadores e alunos do curso de Administração de duas IES de Campo Grande-MS, no periodo de 2001 a 2003
Autor(es): Negrisolli, Eva Maria Katayama
Primeiro orientador: Tauro, David Victor-Emmanuel
Abstract: Esta pesquisa analisa um dos aspectos da Politica Pública de Avaliação Institucional implantada pelo governo Fernando Henrique Cardoso em 1996, especificamente a do Exame Nacional de Cursos (ENC), também conhecido como Provão, com base na percepção de dois participes envolvidos no processo: coordenadores e egressos do curso de Administração. Delimitou para estudo o periodo compreendido entre 2001 e 2003, por se constituir no periodo de maior concentração da aplicação do Provão nos cursos de graduação em Campo Grande. Este estudo procurou compreender os fatores históricos determinantes que levaram a implantação dessa politica para a educação superior, tendo como referencial as obras, artigos e documentos oficiais identificados a partir da pesquisa bibliográfica e documental, constituindo-se no referencial teórico da pesquisa. A pesquisa de campo foi realizada em Campo Grande-MS, em duas instituições de ensino superior, uma pública e uma privada, por meio de questionários encaminhados on-line aos egressos dos cursos de Administração (2001 a 2003), atingindo-se um percentual médio de 11,38% e a todos os coordenadores dos cursos, nesse periodo. As informações retratam a percepção que os envolvidos tiveram nesse processo, elementos essenciais para a compreensão do objeto em investigação. Na análise dos dados da pesquisa, verificaram-se os pontos de convergencia e divergencia entre os pesquisados, cujas respostas nos questionários nos deram indicativo dos pontos positivos e negativos do Provão na visão de seus participes, confrontados com os estudos dos teóricos que já haviam abordado essa temática. Outros caminhos podem ser apontados para novas investigações, a partir desta pesquisa.
This research analyses one of the aspects of the Institutional Evaluation Public Policy implanted by the Fernando Henrique Cardoso government in 1996, specifically, the National Exam of Courses [Graduate -level] [ENC], also known as the Provao, in a case study of the perception of the participants involved in the process - coordinators and finalyear students of Administration courses in Campo Grande. The period delimited included the years 2001 and 2003, being the period of the greatest incidence in the application of the Provao in graduate courses in Campo Grande. This study attempted to understand the determining historical factors that led to the implantation of this policy for higher education having for its reference works, articles, and official documents identified through bibliographical and documental research, constituting an empirical theoretical reference for the research. Field research was done in Campo Grande in 1 public and another private university, using questionnaires sent online to the final-year alumni of the 2001 to 2003 courses in Administration, attaining an average percentile of 11.38% as well as all the coordinators of both courses during this period. Information detailed the perception of those involved in this process, providing elements essential for the comprehension of the object investigated. In the analysis of the research data, points of convergence and divergence between the two institutions were found. Replies to the questionnaires provided positive and negative attitudes to the Provao by the participants, paralleled to those given by the theoretical research data previously collected. Following this research other pathways to new initiatives are indicated.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Avaliação Institucional
Avaliação da Educação
Administração - educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/716
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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