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dc.creatorVANESSA TEIXEIRA PEREIRA-
dc.date.accessioned2023-11-27T20:49:58Z-
dc.date.available2023-11-27T20:49:58Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7154-
dc.description.abstractIn the literature in Science Teaching, there is little research that reports results from the inclusion of active methodologies in Chemistry Degree courses, despite their potential in promoting innovative experiences for the didactic-pedagogical training of future teachers. In this sense, the present study aims to investigate the contributions of participation in and planning classes with a case or problem. To this end, a sequence of classes structured around the principles of the Flipped Classroom was implemented, to provide chemistry teachers in training with the opportunity to come into contact with the theoretical foundation of active methodologies and the experience of experiencing teaching activities based on the Study of Cases and Problem-Based Learning. This research has a qualitative character and was developed in the discipline of Teaching Practice in Chemistry III of the Chemistry Degree Course at the Chemistry Institute of the Federal University of Mato Grosso do Sul. The data collection instruments were the initial and final questionnaires, recording on audio of presentations, lesson plans, and written productions carried out by undergraduate students during the development of the proposed activities. The results indicate that there was a notable evolution of graduates as activities progressed, and they gradually became more active and autonomous. The work carried out in groups stimulated debate among them, teamwork, critical and reflective positioning and the sharing of knowledge. Therefore, the experience that undergraduates had with active methodologies and the development of lesson plans from the perspective of these methodologies contributed to reflective, active and autonomous training.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professores-
dc.subjectMetodologias Ativas-
dc.subjectEnsino de Química-
dc.subjectEstudo de Caso-
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemas-
dc.titleA INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DEPROFESSORES DE QUÍMICA: POSSIBILIDADE E DESAFIOSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Daniele Correia-
dc.description.resumoNa literatura da área de Ensino de Ciências, existem poucas pesquisas que relatam resultados da inserção das metodologias ativas em cursos de Licenciatura em Química, apesar de suas potencialidades na promoção de experiências inovadoras para a formação didático-pedagógica do futuro professor. Nessa direção, o presente estudo tem como objetivo investigar as contribuições formativas promovidas aos professores de química em formação, a partir da participação em e no planejamento de aulas com caso ou problema. Para tanto, implementou- se uma sequência de aulas estruturadas nos princípios da Sala de Aula Invertida, de modo a oportunizar aos professores de química em formação o contato com a fundamentação teórica das metodologias ativas e a experiência de vivenciar atividades de ensino pautadas no Estudo de Casos e Aprendizagem Baseada em Problemas. Esta pesquisa possui caráter qualitativo e foi desenvolvida na disciplina de Prática de Ensino em Química III do Curso de Química Licenciatura do Instituto de Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os instrumentos de coleta de dados foram os questionários inicial e final, gravação em áudio das apresentações, planos de aula, e as produções escritas realizadas pelos licenciandos no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas. Os resultados apontam que houve notória evolução dos licenciandos com o avanço das atividades, sendo que, gradativamente, eles se tornaram mais ativos e autônomos. Os trabalhos desenvolvidos em grupo estimularam o debate entre eles, o trabalho em equipe, o posicionamento crítico e reflexivo e o compartilhamento de conhecimentos. Portanto, a experiência que os licenciandos tiveram com as metodologias ativas e elaboração de planos de aula sob a perspectiva dessas metodologias contribuíram para uma formação reflexiva, ativa e autônoma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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