Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/715
Tipo: Dissertação
Título: O papel do fórum-online em um curso de pós-graduação Lato sensu a distância: um estudo de caso
Autor(es): Batista, Erlinda Martins
Primeiro orientador: Gobara, Shirley Takeco
Abstract: O estudo objetivou analisar o papel do fórum on-line no curso de pós-graduação lato sensu "Orientação Pedagógica em Educação a Distância", da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em sua terceira edição. O fórum on-line é um recurso, oferecido em todas as disciplinas desse curso, que possibilita interações assíncronas entre professores e alunos no ambiente on-line. Trata-se de um estudo de caso em que se buscou investigar o uso desse recurso na visão e prática dos professores e dos alunos, por meio das entrevistas e da observação do ambiente, entre fevereiro de 2004 e junho de 2005, desse curso. Os critérios de análise das ações dos sujeitos foram baseados nas idéias de Brousseau, em particular as noções de situação didática e contrato didático, enfocando a importância das interações sociais na construção do conhecimento na visão de Vigotsky, e os aspectos relacionados aos conceitos de interação e interatividade, em Educação a Distância (EAD). A análise dos dados levou à confirmação de que as interações ocorridas no fórum on-line entre professores e alunos foram insuficientes e os professores tendem a trazer para a EAD suas concepções oriundas da formação e da prática presenciais. Os resultados deste trabalho sugerem que os professores não estão suficientemente preparados para utilizar o fórum on-line em sua plenitude, havendo, também, uma insatisfação daqueles profissionais com a falta de uma política de investimento no curso. Evidencia-se, ainda, a necessidade de um comprometimento maior, em termos de gestão pública, com a educação permanente dos professores.
The aim of this study is to analyze the role of the on-line forum in the lato sensu post-graduation course "Orientação Pedagógica em Educação a Distancia" (Pedagogical Orientation in Distance Learning) of the Federal University of Mato Grosso do Sul in its third edition. The on-line forum is a resource, offered in all subjects of this course, which makes possible the asynchronous interaction between teachers and students in an on-line environment. The paper reports a case study in which the use of this resource in the view and in the practice of teachers and students was investigated by means of interviews and observation of the course environment, between February 2004 and June 2005. The criteria of the analysis of the subjects' actions were based on Brousseau's ideas, especially the notions of didactical situation and didactical contract, focusing the importance of the social interactions in the construction of knowledge, according to Vigotsky, and also the aspects related to the concepts of interaction and interactivity in Distance Learning (Educação à Distancia - EAD). The data analysis led to the confirmation that the interactions between teachers and students in the on-line forum were insufficient and the teachers tend to bring their conceptions from the in-presence formation and practice to the Distance Learning. The results suggest that the teachers are not sufficiently prepared to make use of the on-line forum to the full. Besides, these professionals are dissatisfied with the lack of investment in the course. It is also evident the need for a greater commitment, in terms of public management, with the teachers' permanent education.
Palavras-chave: Pós-Graduação
Educação a Distância
Tecnologia Educacional
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/715
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erlinda Martins Batista.pdf909,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.