Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7140
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: UM OLHAR SOBRE A PERCEPÇÃO DOS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NA ÁREA INDÍGENA E NA ÁREA RURAL, RELATO DAS ADVERSIDADES, DE DUAS ACADÊMICAS PARA SE CHEGAR À UNIVERSIDADE.
Autor(es): NATACHA CINTURIÃO MARTINEZ
Primeiro orientador: FATIMA CRISTINA DUARTE FERREIRA CUNHA
Resumo: O presente relato propôs mostrar o olhar sobre a percepção dos desafios da aprendizagem na área indígena e na área rural, assim como o relato das adversidades, de duas acadêmicas para se chegar a Universidade. As dificuldades e a motivação para aprendizagem, ainda demonstrar as diferenças em razão do percurso dos estudantes, uma na área rural e a outra na área indígena. Através dos relatos, pudemos verificar correlação significativa e positiva entre a meta aprender e o fator perseverança e vontade. Também verificamos vários fatores negativos, tais como escola lotada, ônibus quebrado, intempéries e dificuldade de materiais, mas que não interferiram no desempenho acadêmico. Como foi apenas relato de experiência, e, as leituras sobre o tema são escassas, recorremos as leis e resoluções que amparam o estudante do campo e da área indígena. Na meta estabelecida pelas acadêmicas, de se chegar a universidade, de se formar e quem sabe retornar ao local de origem para contribuir com a localidade, foram estabelecidos três compromissos fundamentais: compromisso com o curso, estudo e desempenho acadêmico favorável. Concluímos que todos os empecilhos na trajetória até a universidade valeram a pena, verificamos que o compromisso dos pais em estar acompanhando e incentivando, foi fundamental e que apesar das dificuldades enfrentadas, tudo valeu a pena.
Abstract: This report proposed to show the perception of the challenges of learning in the indigenous and rural areas, as well as the report of the adversities, of two academics in reaching the University. The difficulties and motivation for learning also demonstrate the differences due to the students' path, one in the rural area and the other in the indigenous area. Through the reports, we were able to verify a significant and positive correlation between the goal of learning and the perseverance and will factor. We also verified several negative factors, such as a crowded school, a broken bus, bad weather and difficulty with materials, but these did not interfere with academic performance. As it was just an experience report, and readings on the topic are scarce, we resorted to laws and resolutions that support students in the countryside and indigenous areas. In the goal established by the academics, of reaching university, graduating and perhaps returning to their place of origin to contribute to the locality, three fundamental commitments were established: commitment to the course, study and favorable academic performance. We concluded that all the obstacles on the way to university were worth it, we found that the parents' commitment to supporting and encouraging was fundamental and that despite the difficulties faced, everything was worth it.
Palavras-chave: Educação Rural. Educação Indígena. Aprendizagem.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7140
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
8943.pdf608,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.