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Tipo: Dissertação
Título: A mediação docente no ensino da leitura e da escrita no primeiro ano do Ensino fundamental
Autor(es): Cury, Elenara Ues
Abstract: Este estudo sobre a mediação pedagógica no ensino da leitura e da escrita no primeiro ano do ensino fundamental teve como objetivos compreender como as professoras trabalham com a leitura e a escrita; saber também em quais princípios teóricos elas se fundamentam para ensinar os alunos a ler e escrever; conhecer a relação que elas estabelecem entre a mediação pedagógica e o processo de ensino e aprendizagem, e mostrar como elas trabalham a leitura e a escrita em sala de aula. A justificativa desse estudo se dá pela preocupação com os problemas relacionados ao cotidiano da sala de aula, em especial, os que se referem ao ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, baseada no referencial sócio-histórico. Para desenvolver a investigação utilizamos três procedimentos: a análise documental, uma entrevista semiestruturada e observação em sala de aula. Participaram como sujeitos da pesquisa quatro professoras alfabetizadoras que trabalhavam em duas escolas da rede estadual de ensino, no município de Cacoal, Rondônia. A análise das falas das professoras e a observação realizada em suas salas de aula evidenciam que: os procedimentos adotados no ensino da leitura e da escrita são decorrentes das concepções de ensino e de aprendizagem das professoras; as professoras não sabem o que vem a ser mediação pedagógica, mas em alguns momentos atuam como mediadoras; a mediação docente desencadeia grandes avanços na aprendizagem e na superação das dificuldades da criança; se o professor auxiliar o aluno em suas atividades e tarefas com perguntas sugestivas e indicações de como realizar uma atividade, ele hoje fará com sua ajuda, mas amanhã será capaz de realizar sozinho.
The problems related to the classrooms’ everyday life, in special the ones which are related to the teaching and learning process of reading and writing in schools, are the problems that have caused the necessity of doing this research to know how is the teacher’s actions in this aspect. Searching for answers, we set up our research toward four teachers who work for state schools in Cacoal-Ro, with the objective of understanding how they work with reading and writing in the first year of Elementary School, having the teacher’s mediation as a guidance principle. The qualitative-ethnographic methodology, with the social-historic approach and theoretical references such as Vygotsky, Bakhtin, Smith, Smolka, Shartier and others, had offered support to discuss and analyle the procedures and interferences used in the classrooms by teachers. The data were obtained through interviewing the teachers and also sessions of class planning observation; teacher’s pedagogic practice when teaching and writing reading and writing and the student’s performance in this regard. The data analyzed allowed us to think about the pedagogical practice whem we could notice that the procedures adopted while teaching reading and writing are results from the teaching conceptions and the teacher’s training. This way, we could confirmed the questionings posed that teacher’s mediation causes big advances in learning and in the children’s getting over difficulties.
Palavras-chave: Educação Escolar Básica
Alfabetização
Ensino Fundamental
Formação de Leitores
Escrita
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/711
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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