Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/71
Tipo: Dissertação
Título: A calculadora como recurso didático nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Abreu, Vanja Marina Prates de
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto a calculadora no Ensino Fundamental. Têm como base as recomendações dos instrumentos de regulamentação como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) as resenhas e o Guia de Livros Didáticos do PNLD/2007. A fonte primária da pesquisa são os livros didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal é analisar a função atribuída à utilização da calculadora em atividades matemáticas em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e os objetivos específicos são: 1º Analisar as pontuações fornecidas pelos PCN relativas ao uso da calculadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 2º Identificar as atividades que fazem uso da calculadora em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; 3º Identificar elementos da organização praxeológica nas atividades matemáticas que fazem uso da calculadora nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; 4º Identificar tendências implícitas nas práticas prescritas em atividades com a utilização da calculadora em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utiliza da análise do conteúdo para extrair o discurso expresso nestas fontes de influência do ensino de Matemática para o uso da calculadora. O referencial teórico fundamenta-se na Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Yves Chevallard. Os resultados apontam uma valorização da utilização da calculadora nos livros didáticos; também mostram organizações didáticas que enfatizam a construção de praxeologias pelo aluno.
This research work has the calculator in Elementary School teaching as its object. Its bases are the recommendations of the regulation instruments such as the National Curriculum Parameters (NCP) and the reviews and the NCBP/2007 Textbooks Guide. The primary research source are textbooks from the 5th grade of Elementary School. The main aim is to analyze the function attributed to the use of the calculator in mathematic activities of textbooks used in the early years of the Elementary School and the specific aims are: Firstly, analyze the scores provided by the NPC related to the use of the calculator in the early years of the Elementary School Teaching ; Secondly, identify the activities in which the calculator is used alongside with textbooks in the early years of the Elementary School Teaching; Thirdly, identify the elements of the praxeologic organization in the mathematic activities which use the calculator alongside with textbooks in the early years of the Elementary School Teaching ; Fourthly, identify implicit trends in the prescribed practices in activities using the calculator alongside with textbooks in the early years of the Elementary School Teaching. It is a qualitative research work which uses content analysis to extract the discourse expressed in these influence sources of Mathematics teaching to the use of the calculator. The theoretical reference was grounded on the Anthropological Theory of the Didactical, developed by Yves Chevallard. The results show an appreciation of the use of the calculator with textbooks as well as didactic organizations which emphasize the construction of praxeologies by the learner.
Palavras-chave: Educação Matemática
Ensino Fundamental
Métodos de Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/71
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanja.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.