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Tipo: Dissertação
Título: Ascensão social e os conflitos de gênero e raça : mulheres negras em Mato Grosso do Sul
Autor(es): Silva, Dina Maria da
Abstract: Trata-se de um estudo sobre as condições sociais e raciais da Mulher Negra em Mato Grosso do Sul, delimitando-se aquelas que cursaram o ensino superior e destacaram-se em suas atividades profissionais. Descreve as dificuldades e barreiras relacionadas às questões de gênero e de raça para o alcance dessas posições. Em virtude disso, uma parte do estudo mostra a história da submissão e resistência feminina, outras inclinam-se para as discussões entre educação e ascensão social, considerando que essas mulheres recorreram a educação como meio para se especializarem nas suas profissões e superarem as questões raciais. A preocupação fundamental centra-se na reflexão sobre as contradições dos discursos teóricos e daqueles ditos pelas mulheres sujeito desta pesquisa. A constatação final revela que a ascensão social está mais para mito que para realidade, especialmente, ao verificar que por trás da conquista profissional se esconde histórias de dificuldades devido as condições econômica, social, de gênero de raça, bem como outros mecanismos, enfatizando que a maioria delas estão inseridas nos serviços púbicos, atuando como professora. Nesse caso esta profissão, sofreu com o tempo, enormes desvantagens, principalmente nas condições de trabalho e de aviltamento salarial, retornando as questões definidoras do racismo.
One is about a study on the social and racial conditions of the Black Woman in Mato Grosso of the South, delimiting itself those that had attended a course superior education and had been distinguished in its professional activities. It describes the difficulties and barriers related to the questions of sort and race for the reach of these positions. In virtue of this, a part of the study shows to the history of the submission and feminine resistance, others inclines for the quarrels between education and social ascension, considering that these women had appealed the education as half to specialize themselves in its professions and to surpass the racial questions. The basic concern is centered in the reflection on the contradictions of the theoretical speeches and those said by the women subject of this research. The conclusion verify discloses that the social ascension is more for myth that stops reality, especially, when verifying that for backwards of the professional conquest if hides histories of difficulties due the conditions economic, social, of sort of race, as well as other mechanisms, emphasizing that the majority of them is inserted in the services, acting as teacher. In this in case that this profession, suffered with the time, enormous disadvantages, mainly in the conditions of work and wage lowering, returning the defining questions from racism.
Palavras-chave: Comunidade Negra
Negros
Ensino Superior
Sociologia Educacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/708
Data do documento: 2003
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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