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Tipo: Dissertação
Título: Propostas pedagógicas: discursos das relaçoes de poder na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS
Autor(es): Almeida, Darci Flávia Julio de
Abstract: Este estudo teve como objetivo principal analisar os discursos contidos nas Propostas Pedagógicas das escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, por meio de arquivos documentais (legislação; orientações normativas; e propostas), a partir dos referenciais teóricos e metodológicos de Michel Foucault, para evidenciar se os discursos contidos apresentam mudanças na prática pedagógica institucional. Constatou-se a existência de um conjunto de documentos orientadores, com características prescritivas e normativas, levadas a efeito durante todo o processo, desde sua elaboração, até o carimbo de aprovação pelo Órgão Central, reforçando a cultura do poder dominante: a instituição escolar recebe orientações externas disciplinadoras e submete-se às prescrições. Dentre os resultados, observou-se, em cada Proposta Pedagógica analisada, a tradução de um determinado grau de confiabilidade esperado pelo Órgão Central, idealizado pelo exercício do poder e, ao mesmo tempo, comprovam que as teias dos micro-poderes só podem ser entendidas quando exercitadas, em seu duplo sentido, pela obediência no exercício da concessão, que também são outros poderes. Destaca-se, com isso, que toda a instituição escolar sente-se vigiada por meio de diferentes mecanismos, em que o controle é seleto nas mais diferentes ordens. Dessas relações fictícias, com determinações concretas, nasce mecanicamente a sujeição, dispensando recorrer a outros métodos para a observação e cumprimento das orientações, negando com isso todo o propósito de elaboração e execução de qualquer Proposta Pedagógica.
This study had as main objective to analyze the discourse present in the Pedagogic Proposals of the Public City Scho ols in the city of Campo Grande, State of Mato Grosso do Sul, Brazil, through documental files (legislation; normative orientations; and proposals), based on Michel Foucault's theoretical and methodological referential, to evince the contained discourses they present changes in the institutional pedagogical practices. The existence of a group of guiding documents, with prescriptive and normative characteristics and normative, put into practice during the whole process, from its elaboration to its approval by the Central Organ, was verified, thus reinforcing the culture of the dominators: the school institution receives external disciplinary orientations and undergoes the prescriptions. Among the results it was observed that each Pedagogic Proposal analyzedtranslates a certain degree of reliability expected by the Central Organ, idealized by the exercise of power and, at the same time, they prove that the web of the micro powers can only be understood when exercised, in its double sense, by the obedience in the exercise of the concession, which are other powers as well. This demonstrates that the school institution considers itself watched through different mechanisms, in which the control is selected in the most different orders. Of these fictitious relation ships, with concrete determinations, are mechanically born the subjection, dismissing other methods of observation and execution of the orientations, thus denying the entire purpose for elaboration and execution of any pedagogic proposal.
Palavras-chave: Política Educacional
Projeto Educacional
Reforma do Ensino
Objetivos Educacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/701
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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