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Tipo: Dissertação
Título: O ingresso das pessoas com deficiência no serviço público: alcances e limites do processo educativo
Autor(es): Oliveira, Clegia de Albuquerque Cruz de
Primeiro orientador: Anache, Alexandra Ayach
Abstract: Nas organizações modernas a progressão social está determinada pela apropriação do saber formal, em que a carência de renda vinculada a uma educação de qualidade, ao afetar a capacidade de aprendizado, gera conseqüências para a vida toda da pessoa, colocando- as em situação de desvantagens do acesso a vários benefícios, principalmente à conquista de um espaço no mercado de trabalho. Verificamos que desde 1989, a ação afirmativa que instituiu a reserva de vagas, abriu possibilidades para as pessoas com deficiências ingressarem em concursos públicos, em cargos e funções “compatíveis” com suas patologias, evidenciando uma contradição com o discurso oficial em vigor, que, ao mesmo tempo em que estabelece a igualdade a todos, criam políticas públicas alternativas, para legitimar a desigualdade. Contradições também identificadas: no sucesso escolar versus ocupação pela reserva de vagas e nos conceitos doenças versus deficiência. Nesse sentido, este estudo pretende analisar uma possível relação entre a história escolar das pessoas com deficiência e a aprovação obtida por meio do concurso público, onde colocamos em discussão a reserva de vagas, sendo as contradições identificadas utilizadas como instrumentos para construção do trabalho de pesquisa. As pessoas com deficiência que contaram suas histórias escolares, por meio de entrevistas semi- estruturadas, foram escolhidas entre as que tinham ingresso pela reserva de vagas no serviço público Estadual e Municipal do Estado de Mato Grosso do Sul. A metodologia ancorou-se em pressupostos que permitiram analisar o conteúdo de documentos oficiais, produzidos em âmbito Internacional e Nacional nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal e fazer os nexos com as narrativas retiradas da história escolar das pessoas com deficiência, não desvinculando o assunto tratado das atuais demandas contemporâneas inerentes ao sistema capitalista. Concluímos que as pessoas com deficiência vêem a escola como uma promessa de inclusão no mercado de trabalho, verificamos indícios de exclusão pela qual pode ser estendido a uma gama de pessoas excluídas socialmente e que a relação escolarização versus reservas de vagas se dá na medida em que as pessoas com deficiência não conseguem boas colocações para ingresso imediato no serviço público, sendo a reserva de vagas um dispositivo a mais a favor destas pessoas.
In the modern organizations the social progression is determined by the appropriation of knowing deed of division, where the lack of entailed income to an education of quality, when affecting the learning capacity, generates consequences for the life all of the person, placing them in situation of disadvantages of access to the some benefits, mainly to the conquest of a space in the work market. We verify that since 1989, the affirmative actions that instituted the vacant reserve, opened possibilities for the people with deficiency to enter public competitions, in "compatible" positions and functions, evidencing a contradiction with the official speech in vigor, that, at the same time where it establishes the equality to, alternative public politics create, to legitimize the inaquality. Contradictions also identified: in pertaining to school success X occupation for the vacant reserve and in the concepts illnesses X deficiency. In this direction, this study it intends to analyze a possible relation enters the pertaining to school history of the people with deficiency and the approval gotten by means of the public competition, where we place in quarrel the vacant reserve, being the identified contradictions used as instruments for construction of the research work. The people with deficiency who had counted its pertaining to school history, by means of half-structuralized interview, had been chosen between that had ingression for the vacant reserve in the State and Municipal public service of the State of Mato Grosso, In functions of teacher, manager of social actions, administrative assistant and operator. The methodology was anchored in estimated that it allowed to make analysis of the official document content, produced in International, National scope, State and Municipal and to make the nexuses with the removed narratives of the pertaining to school history of the people with deficiency, not disentailing the subject treat to the current demands inherent contemporaries to the capitalist system. We conclude that the people with deficiency see the school as a promise of inclusion in the work market, we verify indications of exclusion for which can be extended to a gamma of people excluded socially and that the relation pertaining to school X vacant reserves if gives in the measure where the people with deficiency do not obtain good ranks for immediate ingression in the public service, being the vacant reserve a device more the favor of these people.
Palavras-chave: Deficientes
Serviço Público
Ações Afirmativas
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/699
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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