Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/698
Tipo: Dissertação
Título: A contribuição das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem do deficiente visual
Autor(es): Dorneles, Claunice Maria
Primeiro orientador: Bittar, Marilena
Abstract: O presente trabalho discute “A Contribuição das Novas Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem do Deficiente Visual” e tem como objetivo geral propor uma pesquisa qualitativa, buscando explicitar a análise da contribuição das novas tecnologias computacionais no processo de ensino e aprendizagem do aluno deficiente visual. Mais especificamente, objetiva-se: levantar dados históricos sobre a tecnologia na educação e, em especial, na educação do deficiente visual em Campo Grande no período de 1994 a 2001, analisado através da descrição dos sujeitos pesquisados, incluso no ensino fundamental e médio. A metodologia da pesquisa adota o enfoque qualitativo descritivo, ancorada na concepção fenomenológica, apoiada em pesquisa bibliográfica e empírica. A pesquisa de campo foi realizada em três estabelecimentos educacionais da rede pública estadual, com serviço de apoio ao deficiente visual. Os resultados obtidos nas análises, explicitaram a mediação na construção da aprendizagem, exercida pelos professores e/ou pais e pelos colegas de classe, bem como, o uso dos recursos didáticos e computacionais. Conclui-se que os investimentos em novas tecnologias digitais com interfaces de acesso ao deficiente visual proporcionam ganhos no processo educacional. Deve-se contemplar em instituições de ensino, maiores investimentos para a implementação de recursos tecnológicos computacionais, os quais viabilizam a aprendizagem dos alunos, a formação inicial e continuada dos professores e orientação pedagógica aos pais na área educacional, para uma inserção verdadeira e igualitária dos deficientes visuais.
This work discusses “The Contribution of New [Computer] Technologies to the Process of Teaching and Learning of the Visual Deficient” and has for its general objective the proposition of qualitative research, with the aim of rendering explicit its analysis. More specifically, an attempt was made to collect historical data on technology in education and, especially, in the education of visual deficients in Campo Grande [MS], during the period 1994-2001, which was analyzed through the descriptions given by the research subjects, including primary and secondary students. The research methodology adopted was that of descriptive qualitative enquiries, anchored in the phenomenological conception, based on bibliographical and empirical research. The field research was done in three educational establishments of the state public schooling system which have support for the visual deficient. The results obtained in the research show mediation in the construction of apprenticeship, exercised by teachers and/or parents and schoolmates, as well as with the use of didactic and computer resources. It was concluded that investments in new digital technologies with access interfaces render gains in the educational process. Larger investments must be contemplated for the implementation of computer technology resources that permit the students apprenticeship, permanent initial formation of the teachers and pedagogical orientation for the parents in the area of education, for the real and equal insertion of the visual deficient.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem
Tecnologia Educacional
Computador no Ensino
Deficiente Visual
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/698
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claunice Maria Dorneles.pdf8,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.