Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/687| Tipo: | Dissertação | 
| Título: | A cultura da criança quilombola: leitura referenciada em estudo, relatos orais e imagens | 
| Autor(es): | Spindola, Arilma Maria de Almeida | 
| Primeiro orientador: | Rojas, Jucimara Silva | 
| Resumo: | Esta pesquisa sobre “A cultura da criança quilombola: leitura referenciada em estudos, relatos orais e imagens”, teve por objetivo compreender os processos e produtos das culturas infantis, resgatados nos contextos de vida das crianças das comunidades afro-descendentes de Furnas do Dionísio e Furnas da Boa Sorte. Para seu desenvolvimento, partimos dos questionamentos: existem culturas infantis constituídas entre as crianças quilombolas, de Furnas do Dionísio e Furnas da Boa Sorte? Por quais processos e produtos essas culturas se expressam? As estratégias utilizadas sustentam-se nos pressupostos da investigação qualitativa, e o percurso metodológico escolhido para seu desenvolvimento foi pautado na revisão da literatura, em estudos teóricos, registros de relatos orais, fotográficos e em observações dos processos vivenciais das crianças quilombolas e seus familiares. Esta investigação, fundamenta-se nos construtos teóricos da sociologia da infância, que reconhece a criança como ator social e sujeito histórico, portador e produtor de cultura, Uma vez que as comunidades estudadas revelaram que é no relacionamento adulto/criança inseridos em seu contexto social que são estabelecidas as relações que lhes permitem construir e reconstruir seus processos culturais e educativos. O contexto da pesquisa perfaz as comunidades de Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari, e de Furnas da Boa Sorte, em Corguinho, no Estado de Mato Grosso do Sul. Vários autores subsidiam o desenvolvimento desta pesquisa, oferecendo os elementos teóricos para as reflexões realizadas ao longo do texto e para o desencadeamento das análises feitas com base nos dados coletados. Dentre eles, destacamos Demartini (2002), Chauí (1989) Farias (2005), Quinteiro (2002) e Galzerani (2002), Kramer (1996) e Sarmento (1997, 2003, 2004, 2005), Jeveau (1997), Corsaro(2005), Mollo-Bouvier (1994). O estudo realizado possibilitou-nos identificar aspectos das culturas das crianças quilombolas, sujeitos do estudo. O trabalho parte do pressuposto de que o reconhecimento das manifestações e expressões culturais presentes nas brincadeiras, causos, histórias contadas, canções e danças, contribuem para a valorização e preservação do universo cultural dessas comunidades. A pesquisa permitiu-nos assimilar elementos importantes para a compreensão das diversas concepções de infância no âmbito da educação e da cultura, no cotidiano e nas relações sociais que se estabelecem em comunidades quilombolas, entre crianças de uma mesma idade, entre crianças de idades diferentes, e entre elas e os adultos. Constatamos, ainda, que as crianças vivem processos culturais vinculados aos seus familiares, muitos dos quais passados de geração para geração. No entanto, não há mecanismos sociais próprios de preservação de suas culturas, desse modo trabalhos de investigação são imprescindíveis para o registro e preservação da cultura. | 
| Abstract: | This research on "The culture of Quilombola child: reading referenced in studies, oral reports and images", aimed to understand the processes and products of children cultures, based in the contexts of children’s life in African-descendants communities of Furnas do Dionísio and Furnas da Boa Sorte. For its development, the first’s questions were: Are there children's cultures formed among quilombolas children of Furnas do Dionísio and the Furnas da Boa Sorte? What processes and products such crops are expressed? The strategies used sustain itself on the assumptions of qualitative research, and methodological route chosen for its development was based on review of the literature on theoretical studies, records of oral reports, photographs and comments on understanding the processes of quilombolas children and their families. This research, is based on theoretical constructs of the sociology of childhood, which recognizes the child as an actor social and historical subject, holder and producer of culture, as the communities studied showed that it is in the relationship between the adult and child placed in their social context that are established relationships that allow them to build and rebuild its cultural and educational processes. The context of the search takes place in the communities of Furnas do Dionísio, in the municipality of Jaraguari, and the Furnas da Boa Sorte, in Corguinho, both of them in the state of Mato Grosso do Sul. Many authors support the development of this research, offering the elements to the theoretical reflections made throughout the text and for triggering the analysis made on the basis of data collected. Among them, there are Demartini (2002), Chau (1989) Farias (2005), Quinteiro (2002) and Galzerani (2002), Kramer (1996) and Riley (1997, 2003, 2004, 2005), Jeveau (1997), Corsaro (2005), Mollo-Bouvier (1994). The study allowed us to identify aspects of the cultures of quilombolas children, subject of study. The work is based on the assumption that the recognition of cultural expressions and manifestations present in the playing, legends, told stories, songs and dances, contribute to the enhancement and preservation of the cultural universe of those communities. The research enabled us to assimilate the important elements to understanding the different conceptions of childhood in education and culture in everyday life and social relationships established in quilombola communities, among children the same age, between children of different ages, and between them and the adults. We note also that children living cultural processes are related to their relatives, many of which passed from generation to generation. However, there are no social mechanisms for preservation of their own cultures, so the research works are essential for registration and preservation of culture. | 
| Palavras-chave: | Quilombos - educação Educação Infantil Cultura  | 
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/687 | 
| Data do documento: | 2008 | 
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Arilma Maria de Almeida Spindola.pdf | 3,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.


