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Tipo: Dissertação
Título: ONDE ESTÃO OS BRANCOS?: Desvelando a branquitude na Arte Brasileira
Autor(es): RAFAEL DANTAS DE OLIVEIRA
Primeiro orientador: Miguel Rodrigues de Sousa Neto
Resumo: A partir dos Estudos Culturais (Hall, 2013a, 2013b ; Restrepo, 2014), Estudos Críticos da Branquitude (Bento, 2002, 2022; Cardoso, 2020; Carone, 2014; Schucman, 2020; Sovik, 2004) e Arte Brasileira, esta dissertação tem como objetivo geral identificar, compreender e analisar os padrões característicos e organizacionais da branquitude na Arte Brasileira (Hall, 2013a, 2013b), e partindo da compreensão dos Estudos Culturais de cultura enquanto poder e vice-versa, em que se estuda a organização geral em um caso particular, recorro ao contextualismo radical e ao pluralismo metodológico da seguinte forma: primeiro, identifico e analiso a construção social e histórica da branquitude e seu funcionamento, assim como sua autoidentificação, na qual se manifesta a contradição estratégica da branquitude. Em seguida, a partir da historiografia da arte afro-brasileira de autoria branca (Conduru, 2007, 2009; Cunha, 1983; Rodrigues, 1904; Valladares, 2018) e da produção da representação no campo da arte – a partir da ideia de “imagem em negativo” (Sovik, 2017) e do conceito “objetos em estado de exposição” (Simões, 2019), analiso como a branquitude ao produzir o Outro produz a si mesma (Carneiro, 2023; Fanon, 2020; Faustino, 2017; Kilomba, 2019), e como resultado, identifico, nomeio e conceituo o racismo visual. A seguir, subvertendo a lógica de poder do olhar branco (hooks, 2019), tomo a crítica à branquitude realizada por artistas afro-brasileiros, e revisito a historiografia da Arte Brasileira de autoria negra (Amancio, 2021; Munanga, 2018; Nascimento, 2018; Ribeiro, 2020; Simões, 2019) a fim de conceituar a arte branco-brasileira. Por fim, faço alguns apontamentos sobre a atuação de sujeitos brancos, e advogo a favor da morte da branquitude na Arte Brasileira (Yancy, 2022).
Abstract: Based on Cultural Studies (Hall, 2013a, 2013b ; Restrepo, 2014), Critical Studies of Whiteness (Bento, 2002, 2022; Cardoso, 2020; Carone, 2014; Schucman, 2020; Sovik, 2004) and Brazilian Art, this dissertation has the general objective of identifying, understanding and analyzing the characteristic and organizational patterns of whiteness in Brazilian Art (Hall, 2013a, 2013b), and based on the Cultural Studies understanding of culture as power and vice versa, in which the general organization is studied In a particular case, I turn to radical contextualism and methodological pluralism in the following way: first, I identify and analyze the social and historical construction of whiteness and its functioning, as well as its self-identification, in which the strategic contradiction of whiteness manifests itself. Then, based on the historiography of Afro-Brazilian art by white authors (Conduru, 2007, 2009; Cunha, 1983; Rodrigues, 1904; Valladares, 2018) and the production of representation in the field of art – based on the idea of “ negative image” (Sovik, 2017) and the concept “objects in a state of exposure” (Simões, 2019), I analyze how whiteness, when producing the Other, produces itself (Carneiro, 2023; Fanon, 2020; Faustino, 2017; Kilomba, 2019), and as a result, I identify, name and conceptualize visual racism. Next, subverting the logic of power of the white gaze (hooks, 2019), I take the critique of whiteness carried out by Afro-Brazilian artists, and revisit the historiography of Brazilian Art by black authors (Amancio, 2021; Munanga, 2018; Nascimento, 2018; Ribeiro, 2020; Simões, 2019) in order to conceptualize white-Brazilian art. Finally, I make some notes about the actions of white subjects, and advocate for the death of whiteness in Brazilian Art (Yancy, 2022).
Palavras-chave: Branquitude
Arte branco-brasileira
Racismo Visual
Morte da Branquitude
Arte afro-brasileira.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6853
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

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