Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRAFAEL DANTAS DE OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2023-11-17T19:34:23Z-
dc.date.available2023-11-17T19:34:23Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6853-
dc.description.abstractBased on Cultural Studies (Hall, 2013a, 2013b ; Restrepo, 2014), Critical Studies of Whiteness (Bento, 2002, 2022; Cardoso, 2020; Carone, 2014; Schucman, 2020; Sovik, 2004) and Brazilian Art, this dissertation has the general objective of identifying, understanding and analyzing the characteristic and organizational patterns of whiteness in Brazilian Art (Hall, 2013a, 2013b), and based on the Cultural Studies understanding of culture as power and vice versa, in which the general organization is studied In a particular case, I turn to radical contextualism and methodological pluralism in the following way: first, I identify and analyze the social and historical construction of whiteness and its functioning, as well as its self-identification, in which the strategic contradiction of whiteness manifests itself. Then, based on the historiography of Afro-Brazilian art by white authors (Conduru, 2007, 2009; Cunha, 1983; Rodrigues, 1904; Valladares, 2018) and the production of representation in the field of art – based on the idea of “ negative image” (Sovik, 2017) and the concept “objects in a state of exposure” (Simões, 2019), I analyze how whiteness, when producing the Other, produces itself (Carneiro, 2023; Fanon, 2020; Faustino, 2017; Kilomba, 2019), and as a result, I identify, name and conceptualize visual racism. Next, subverting the logic of power of the white gaze (hooks, 2019), I take the critique of whiteness carried out by Afro-Brazilian artists, and revisit the historiography of Brazilian Art by black authors (Amancio, 2021; Munanga, 2018; Nascimento, 2018; Ribeiro, 2020; Simões, 2019) in order to conceptualize white-Brazilian art. Finally, I make some notes about the actions of white subjects, and advocate for the death of whiteness in Brazilian Art (Yancy, 2022).-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBranquitude-
dc.subjectArte branco-brasileira-
dc.subjectRacismo Visual-
dc.subjectMorte da Branquitude-
dc.subjectArte afro-brasileira.-
dc.titleONDE ESTÃO OS BRANCOS?: Desvelando a branquitude na Arte Brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Miguel Rodrigues de Sousa Neto-
dc.description.resumoA partir dos Estudos Culturais (Hall, 2013a, 2013b ; Restrepo, 2014), Estudos Críticos da Branquitude (Bento, 2002, 2022; Cardoso, 2020; Carone, 2014; Schucman, 2020; Sovik, 2004) e Arte Brasileira, esta dissertação tem como objetivo geral identificar, compreender e analisar os padrões característicos e organizacionais da branquitude na Arte Brasileira (Hall, 2013a, 2013b), e partindo da compreensão dos Estudos Culturais de cultura enquanto poder e vice-versa, em que se estuda a organização geral em um caso particular, recorro ao contextualismo radical e ao pluralismo metodológico da seguinte forma: primeiro, identifico e analiso a construção social e histórica da branquitude e seu funcionamento, assim como sua autoidentificação, na qual se manifesta a contradição estratégica da branquitude. Em seguida, a partir da historiografia da arte afro-brasileira de autoria branca (Conduru, 2007, 2009; Cunha, 1983; Rodrigues, 1904; Valladares, 2018) e da produção da representação no campo da arte – a partir da ideia de “imagem em negativo” (Sovik, 2017) e do conceito “objetos em estado de exposição” (Simões, 2019), analiso como a branquitude ao produzir o Outro produz a si mesma (Carneiro, 2023; Fanon, 2020; Faustino, 2017; Kilomba, 2019), e como resultado, identifico, nomeio e conceituo o racismo visual. A seguir, subvertendo a lógica de poder do olhar branco (hooks, 2019), tomo a crítica à branquitude realizada por artistas afro-brasileiros, e revisito a historiografia da Arte Brasileira de autoria negra (Amancio, 2021; Munanga, 2018; Nascimento, 2018; Ribeiro, 2020; Simões, 2019) a fim de conceituar a arte branco-brasileira. Por fim, faço alguns apontamentos sobre a atuação de sujeitos brancos, e advogo a favor da morte da branquitude na Arte Brasileira (Yancy, 2022).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rafael Dantas de Oliveira - Dissertação - Onde estão os brancos - PPGCult.pdf9,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.