Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6819| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA | 
| Autor(es): | WALQUIRIA DA SILVA PICOLOMINI | 
| Primeiro orientador: | ANDRESSA SANTOS REBELO | 
| Resumo: | Esta pesquisa aborda a relação entre família e escola no contexto da inclusão escolar de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destaca a importância da colaboração eficaz entre esses dois ambientes para o desenvolvimento e sucesso acadêmico dos estudantes com autismo. A família é a primeira referência educacional, apresentando os valores e normas culturais ao aluno, desempenhando um papel fundamental no seu desenvolvimento de aprendizagem, em parceria com a escola. Enfatiza a necessidade de a escola promover um espaço onde a família possa participar da educação de seus filhos e acompanhar suas atividades escolares, o que potencializa a aprendizagem. A criação do vínculo entre a escola e a família é crucial, especialmente para alunos com TEA, pois as informações compartilhadas fazem diferença na formação integral do aluno. Este trabalho tem como objetivo analisar os trabalhos científicos que abordam a relação família-escola de alunos com autismo disponíveis no Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Google Acadêmico. Para a sua realização foi utilizado como método de pesquisa a revisão bibliográfica, de caráter qualitativo e quantitativo, utilizando como critério para a seleção dos materiais os trabalhos da área de Educação, Psicologia e Terapia Ocupacional, por apresentar interesses afins. A escassez de produções acadêmicas específicas sobre a relação família-escola de alunos com autismo no ensino regular, lança uma oportunidade para expandir o conhecimento nessa área. Conclui-se que a participação ativa da família na educação dos alunos com TEA é vital para o seu desenvolvimento cognitivo, e a falta de pesquisas anteriores destaca a necessidade de estudos mais aprofundados para melhorar a experiência educacional e social desses alunos, além de sensibilizar e divulgar o tema. | 
| Abstract: | Esta pesquisa aborda a relação entre família e escola no contexto da inclusão escolar de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destaca a importância da colaboração eficaz entre esses dois ambientes para o desenvolvimento e sucesso acadêmico dos estudantes com autismo. A família é a primeira referência educacional, apresentando os valores e normas culturais ao aluno, desempenhando um papel fundamental no seu desenvolvimento de aprendizagem, em parceria com a escola. Enfatiza a necessidade de a escola promover um espaço onde a família possa participar da educação de seus filhos e acompanhar suas atividades escolares, o que potencializa a aprendizagem. A criação do vínculo entre a escola e a família é crucial, especialmente para alunos com TEA, pois as informações compartilhadas fazem diferença na formação integral do aluno. Este trabalho tem como objetivo analisar os trabalhos científicos que abordam a relação família-escola de alunos com autismo disponíveis no Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Google Acadêmico. Para a sua realização foi utilizado como método de pesquisa a revisão bibliográfica, de caráter qualitativo e quantitativo, utilizando como critério para a seleção dos materiais os trabalhos da área de Educação, Psicologia e Terapia Ocupacional, por apresentar interesses afins. A escassez de produções acadêmicas específicas sobre a relação família-escola de alunos com autismo no ensino regular, lança uma oportunidade para expandir o conhecimento nessa área. Conclui-se que a participação ativa da família na educação dos alunos com TEA é vital para o seu desenvolvimento cognitivo, e a falta de pesquisas anteriores destaca a necessidade de estudos mais aprofundados para melhorar a experiência educacional e social desses alunos, além de sensibilizar e divulgar o tema. | 
| Palavras-chave: | Família Escola Autismo.  | 
| País: | null | 
| Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | 
| Sigla da Instituição: | UFMS | 
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6819 | 
| Data do documento: | 2023 | 
| Aparece nas coleções: | Letras - Licenciatura (CPAN) | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| TCC_Pdf_Walquiria_Final.pdf | 355,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

