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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6819
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | WALQUIRIA DA SILVA PICOLOMINI | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-13T23:09:37Z | - |
dc.date.available | 2023-11-13T23:09:37Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6819 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda a relação entre família e escola no contexto da inclusão escolar de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destaca a importância da colaboração eficaz entre esses dois ambientes para o desenvolvimento e sucesso acadêmico dos estudantes com autismo. A família é a primeira referência educacional, apresentando os valores e normas culturais ao aluno, desempenhando um papel fundamental no seu desenvolvimento de aprendizagem, em parceria com a escola. Enfatiza a necessidade de a escola promover um espaço onde a família possa participar da educação de seus filhos e acompanhar suas atividades escolares, o que potencializa a aprendizagem. A criação do vínculo entre a escola e a família é crucial, especialmente para alunos com TEA, pois as informações compartilhadas fazem diferença na formação integral do aluno. Este trabalho tem como objetivo analisar os trabalhos científicos que abordam a relação família-escola de alunos com autismo disponíveis no Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Google Acadêmico. Para a sua realização foi utilizado como método de pesquisa a revisão bibliográfica, de caráter qualitativo e quantitativo, utilizando como critério para a seleção dos materiais os trabalhos da área de Educação, Psicologia e Terapia Ocupacional, por apresentar interesses afins. A escassez de produções acadêmicas específicas sobre a relação família-escola de alunos com autismo no ensino regular, lança uma oportunidade para expandir o conhecimento nessa área. Conclui-se que a participação ativa da família na educação dos alunos com TEA é vital para o seu desenvolvimento cognitivo, e a falta de pesquisas anteriores destaca a necessidade de estudos mais aprofundados para melhorar a experiência educacional e social desses alunos, além de sensibilizar e divulgar o tema. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Família | - |
dc.subject | Escola | - |
dc.subject | Autismo. | - |
dc.subject.classification | Letras | pt_BR |
dc.title | PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ANDRESSA SANTOS REBELO | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda a relação entre família e escola no contexto da inclusão escolar de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destaca a importância da colaboração eficaz entre esses dois ambientes para o desenvolvimento e sucesso acadêmico dos estudantes com autismo. A família é a primeira referência educacional, apresentando os valores e normas culturais ao aluno, desempenhando um papel fundamental no seu desenvolvimento de aprendizagem, em parceria com a escola. Enfatiza a necessidade de a escola promover um espaço onde a família possa participar da educação de seus filhos e acompanhar suas atividades escolares, o que potencializa a aprendizagem. A criação do vínculo entre a escola e a família é crucial, especialmente para alunos com TEA, pois as informações compartilhadas fazem diferença na formação integral do aluno. Este trabalho tem como objetivo analisar os trabalhos científicos que abordam a relação família-escola de alunos com autismo disponíveis no Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Google Acadêmico. Para a sua realização foi utilizado como método de pesquisa a revisão bibliográfica, de caráter qualitativo e quantitativo, utilizando como critério para a seleção dos materiais os trabalhos da área de Educação, Psicologia e Terapia Ocupacional, por apresentar interesses afins. A escassez de produções acadêmicas específicas sobre a relação família-escola de alunos com autismo no ensino regular, lança uma oportunidade para expandir o conhecimento nessa área. Conclui-se que a participação ativa da família na educação dos alunos com TEA é vital para o seu desenvolvimento cognitivo, e a falta de pesquisas anteriores destaca a necessidade de estudos mais aprofundados para melhorar a experiência educacional e social desses alunos, além de sensibilizar e divulgar o tema. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras - Licenciatura (CPAN) |
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