Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWALQUIRIA DA SILVA PICOLOMINI-
dc.date.accessioned2023-11-13T23:09:37Z-
dc.date.available2023-11-13T23:09:37Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6819-
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a relação entre família e escola no contexto da inclusão escolar de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destaca a importância da colaboração eficaz entre esses dois ambientes para o desenvolvimento e sucesso acadêmico dos estudantes com autismo. A família é a primeira referência educacional, apresentando os valores e normas culturais ao aluno, desempenhando um papel fundamental no seu desenvolvimento de aprendizagem, em parceria com a escola. Enfatiza a necessidade de a escola promover um espaço onde a família possa participar da educação de seus filhos e acompanhar suas atividades escolares, o que potencializa a aprendizagem. A criação do vínculo entre a escola e a família é crucial, especialmente para alunos com TEA, pois as informações compartilhadas fazem diferença na formação integral do aluno. Este trabalho tem como objetivo analisar os trabalhos científicos que abordam a relação família-escola de alunos com autismo disponíveis no Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Google Acadêmico. Para a sua realização foi utilizado como método de pesquisa a revisão bibliográfica, de caráter qualitativo e quantitativo, utilizando como critério para a seleção dos materiais os trabalhos da área de Educação, Psicologia e Terapia Ocupacional, por apresentar interesses afins. A escassez de produções acadêmicas específicas sobre a relação família-escola de alunos com autismo no ensino regular, lança uma oportunidade para expandir o conhecimento nessa área. Conclui-se que a participação ativa da família na educação dos alunos com TEA é vital para o seu desenvolvimento cognitivo, e a falta de pesquisas anteriores destaca a necessidade de estudos mais aprofundados para melhorar a experiência educacional e social desses alunos, além de sensibilizar e divulgar o tema.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamília-
dc.subjectEscola-
dc.subjectAutismo.-
dc.subject.classificationLetraspt_BR
dc.titlePRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR: UMA REVISÃO DE LITERATURApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRESSA SANTOS REBELO-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a relação entre família e escola no contexto da inclusão escolar de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destaca a importância da colaboração eficaz entre esses dois ambientes para o desenvolvimento e sucesso acadêmico dos estudantes com autismo. A família é a primeira referência educacional, apresentando os valores e normas culturais ao aluno, desempenhando um papel fundamental no seu desenvolvimento de aprendizagem, em parceria com a escola. Enfatiza a necessidade de a escola promover um espaço onde a família possa participar da educação de seus filhos e acompanhar suas atividades escolares, o que potencializa a aprendizagem. A criação do vínculo entre a escola e a família é crucial, especialmente para alunos com TEA, pois as informações compartilhadas fazem diferença na formação integral do aluno. Este trabalho tem como objetivo analisar os trabalhos científicos que abordam a relação família-escola de alunos com autismo disponíveis no Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Google Acadêmico. Para a sua realização foi utilizado como método de pesquisa a revisão bibliográfica, de caráter qualitativo e quantitativo, utilizando como critério para a seleção dos materiais os trabalhos da área de Educação, Psicologia e Terapia Ocupacional, por apresentar interesses afins. A escassez de produções acadêmicas específicas sobre a relação família-escola de alunos com autismo no ensino regular, lança uma oportunidade para expandir o conhecimento nessa área. Conclui-se que a participação ativa da família na educação dos alunos com TEA é vital para o seu desenvolvimento cognitivo, e a falta de pesquisas anteriores destaca a necessidade de estudos mais aprofundados para melhorar a experiência educacional e social desses alunos, além de sensibilizar e divulgar o tema.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Letras - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Pdf_Walquiria_Final.pdf355,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.