Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6819
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor(es): WALQUIRIA DA SILVA PICOLOMINI
Primeiro orientador: ANDRESSA SANTOS REBELO
Resumo: Esta pesquisa aborda a relação entre família e escola no contexto da inclusão escolar de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destaca a importância da colaboração eficaz entre esses dois ambientes para o desenvolvimento e sucesso acadêmico dos estudantes com autismo. A família é a primeira referência educacional, apresentando os valores e normas culturais ao aluno, desempenhando um papel fundamental no seu desenvolvimento de aprendizagem, em parceria com a escola. Enfatiza a necessidade de a escola promover um espaço onde a família possa participar da educação de seus filhos e acompanhar suas atividades escolares, o que potencializa a aprendizagem. A criação do vínculo entre a escola e a família é crucial, especialmente para alunos com TEA, pois as informações compartilhadas fazem diferença na formação integral do aluno. Este trabalho tem como objetivo analisar os trabalhos científicos que abordam a relação família-escola de alunos com autismo disponíveis no Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Google Acadêmico. Para a sua realização foi utilizado como método de pesquisa a revisão bibliográfica, de caráter qualitativo e quantitativo, utilizando como critério para a seleção dos materiais os trabalhos da área de Educação, Psicologia e Terapia Ocupacional, por apresentar interesses afins. A escassez de produções acadêmicas específicas sobre a relação família-escola de alunos com autismo no ensino regular, lança uma oportunidade para expandir o conhecimento nessa área. Conclui-se que a participação ativa da família na educação dos alunos com TEA é vital para o seu desenvolvimento cognitivo, e a falta de pesquisas anteriores destaca a necessidade de estudos mais aprofundados para melhorar a experiência educacional e social desses alunos, além de sensibilizar e divulgar o tema.
Abstract: Esta pesquisa aborda a relação entre família e escola no contexto da inclusão escolar de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destaca a importância da colaboração eficaz entre esses dois ambientes para o desenvolvimento e sucesso acadêmico dos estudantes com autismo. A família é a primeira referência educacional, apresentando os valores e normas culturais ao aluno, desempenhando um papel fundamental no seu desenvolvimento de aprendizagem, em parceria com a escola. Enfatiza a necessidade de a escola promover um espaço onde a família possa participar da educação de seus filhos e acompanhar suas atividades escolares, o que potencializa a aprendizagem. A criação do vínculo entre a escola e a família é crucial, especialmente para alunos com TEA, pois as informações compartilhadas fazem diferença na formação integral do aluno. Este trabalho tem como objetivo analisar os trabalhos científicos que abordam a relação família-escola de alunos com autismo disponíveis no Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Google Acadêmico. Para a sua realização foi utilizado como método de pesquisa a revisão bibliográfica, de caráter qualitativo e quantitativo, utilizando como critério para a seleção dos materiais os trabalhos da área de Educação, Psicologia e Terapia Ocupacional, por apresentar interesses afins. A escassez de produções acadêmicas específicas sobre a relação família-escola de alunos com autismo no ensino regular, lança uma oportunidade para expandir o conhecimento nessa área. Conclui-se que a participação ativa da família na educação dos alunos com TEA é vital para o seu desenvolvimento cognitivo, e a falta de pesquisas anteriores destaca a necessidade de estudos mais aprofundados para melhorar a experiência educacional e social desses alunos, além de sensibilizar e divulgar o tema.
Palavras-chave: Família
Escola
Autismo.
País: null
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6819
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Letras - Licenciatura (CPAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_Pdf_Walquiria_Final.pdf355,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.