Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/677
Tipo: Dissertação
Título: O ensino da matemática no 1º grau : um estudo sobre o significado do conhecimento geométrico para alunos da 8ª série
Autor(es): Sales, Antonio
Primeiro orientador: Pais, Luiz Carlos
Abstract: O presente trabalho tem por finalidade desvelar o significado do conhecimento geométrico para alunos da 8ª série do primeiro grau. Trata-se do resultado de uma pesquisa qualitativa na qual se buscou, através de atividades previamente planejadas, conhecer a riqueza do pensamento do aluno, as suas concepções a respeito da geometria, os obstáculos inerentes à apreensão desse conhecimento e as relações que o aluno consegue estabelecer a partir dos conceitos geométricos. Para alcançar o objetivo elaborou-se questões, para investigação do pensamento, e desenvolveu-se uma seqüência didática, para acompanhar o processo de aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida numa escola pública de Campo Grande, numa única turma e com a participação efetiva de 25 alunos. A análise do resultado foi feita a partir do discurso dos alunos e agrupadas em 15 unidades, consideradas significativas à temática deste trabalho, levando-se em conta os pontos em comum, de acordo com a visão educacional norteadora da pesquisa, bem como das relações que os alunos conseguiram estabelecer entre os conceitos geométricos apresentados. Os resultados obtidos por esta pesquisa mostram que, para esses alunos, o processo de aprendizagem da geometria é fortemente determinado por uma dicotomia entre o saber geométrico escolar e o conhecimento vinculado ao seu mundo vivencial. Esse processo se desenvolve de uma forma não linear passando por avanços e retrocessos localizados onde o aluno vive necessariamente a busca constante de uma maior maturidade na apropriação do conhecimento. A análise mostrou também que no discurso desses alunos há uma tentativa muito evidente de valorização da geometria enquanto conteúdo escolar. Na busca de atribuição de significado aos conceitos geométricos os alunos têm grandes dificuldades na realização de uma leitura compreensiva das definições geométricas. Por outro lado, o uso das representações planas por um desenho, plano ou espacial, pode contribuir para uma melhor compreensão das definições, propriedades e teoremas. Esses desenhos são utilizados como um recurso ao desenvolvimento do raciocínio geométrico.
Ce travail a par finalité décrire le signfié de la connaissance géométrique pour des élèves au niveau de troisème du collège. Il s’agit du résultat d’une recherche qualitative dans laquelle on a cherché, par moyen d’activités planifiées, connaitre les démarches de la pensée de l’élève, leurs conceptions a propos de la géométrie, les obstacles concernants la acquisition de cette connaissance et les rapports établis par les élèves parmi les concepts géométriques et les objects de son monde réelle. Pour réussir les objetifs posés dans ce travail on a élaboré des questions sur la géométrie pour chercher las pensée des élèves, en suite on a réalisé une séquence didactique, pour suivre le processus de l’apprentissage. La recherche a été réalisée dans une école publique à Campo Grande, avec une classe de 25 élèves. L’analyse des résultats a été faite a partir des discours de ces élèves et les principales observations ont été résumées en 15 unités considérées significtives au thème de ce travail. Les résultats obtenus pour cette recherche montrent qui, pour ces élèves au niveau de troisième, le processsus de l’apprentissage de la géométrie est fortement déterminée par une dichotomie parmi le savoir géométrique écolier et la connaissance de son monde vécu en de hors de l’école. Ce processus développe d’une façon non linéaire oú il y a de réussites et des échecs vécus par les élèves il y a une tentative évidente de donner une valeur éducative à la géométrie. Dans la recherche d’un signifié des concepts de la géométrie les élèves ont une très grande difficulté em réaliser une lecture compréhensive des définitions géométriques. D’autre part, la usage des représentations par un dessin plan ou en perspective peu contribue pour une meilleur compréhension des définitions, propriétés et théorèmes. Ces dessins son utilisés comme un recours nécessaire au développement du raisonnement géométrique.
Palavras-chave: Didática
Geometria
Estudo Dirigido
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/677
Data do documento: 1996
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Sales.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.