Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6733
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dc.creatorJoyce Luzia Chaves Dutra-
dc.date.accessioned2023-11-01T17:16:12Z-
dc.date.available2023-11-01T17:16:12Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6733-
dc.description.abstractThis work analyzes representations of the mass energy relationship, E=mc2, in audiovisual resources from the cultural industry, more precisely, YouTube videos and documentary films. This study seeks to answer the question: how is the mass-energy relationship addressed in audiovisual media? Videos available on YouTube and documentary films that address the mass-energy relationship were analyzed. The concepts of cultural industry, developed by Adorno and Horkheimer in the book Dialectic of Enlightenment, and semi-formation, presented by Adorno in the Theory of Semiformation guide the analysis. Initially we present a bibliographic survey on the relation E=mc2 in papers from journals in the area of Science. Then, we analyze the way mass- energy relationship is presented in eleven Brazilian videos available on YouTube and in six documentary films available online. With the analysis, it appears that most of the analyzed audiovisual resources present conceptual errors about the mass-energy relationship, promoting a distorted and mistaken view, a semi-formation about the famous relationship.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectRelação Massa-Energia-
dc.subjectEnsino de Física-
dc.subjectIndústria Cultural-
dc.titleA RELAÇÃO MASSA-ENERGIA NOS RECURSOS AUDIOVISUAIS DA INDÚSTRIA CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Wellington Pereira de Queiros-
dc.description.resumoEsse trabalho analisa representações da relação massa energia, E=mc2, em recursos audiovisuais da indústria cultural, mais precisamente, vídeos do YouTube e filmes documentários. Assim, esse estudo procura responder a questão: de que forma a relação massa-energia é abordada em mídias audiovisuais? Foram analisados vídeos disponíveis no YouTube e filmes documentários que abordam a relação massa energia. Os conceitos de indústria cultural, desenvolvido por Adorno e Horkheimer no livro Dialética do Esclarecimento, e o de semiformação, apresentado por Adorno na Teoria da Semiformação norteiam a análise. Inicialmente apresentamos um levantamento bibliográfico, em artigos de periódicos da área da Ciência, sobre a relação E=mc2. Em seguida, analisamos a maneira como a relação massa-energia é apresentada em onze vídeos brasileiros disponíveis no YouTube e em seis filmes documentários disponíveis online. Com a análise, constata-se que a maioria dos recursos audiovisuais analisados apresentam erros conceituais sobre a relação massa-energia, promovendo uma visão distorcida e equivocada, uma semiformação acerca da famosa relação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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