Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/673
Tipo: Dissertação
Título: Concursos públicos para admissão de professores no Município da Corte : 1876–1886
Autor(es): Mancini, Ana Paula Gomes
Abstract: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo central a investigação dos concursos públicos para admissão de professores primários no município da Corte nos anos de 1876 a 1886. As instruções especiais, os relatórios, memoriais dos candidatos, bem como as provas dos concursos para provimento das cadeiras vagas na Corte foram as fontes primárias da pesquisa. Além desses documentos foram analisados os processos dos concursos, editais de convocação, despachos imperiais, jornais de época, relatórios, programas e decretos relativos à seleção de professores. Dessa análise ressaltam-se os conflitos evidenciados nos documentos que tinham o intuito de discutir e avaliar a utilização dos concursos para seleção de professores e as prioridades dos concursos em relação à formação dos professores - via ensino mútuo e, posteriormente, método intuitivo utilizado nas escolas normais -, sem perder de vista as necessidades pedagógicas, econômicas e sociais da época.
This present work is resulted of a research that had as central objective the investigation of the public competitions for primary teachers’admission in the municipal district of the Court in the years from 1876 to 1886. The special inctructions, the reports,candidates’memorial, as well as the tests of the competitions for filling of the vague chairs in the Court were the primary sources of the research. Beyond of those documents they were analyzed the processes of the competitions, summons proclamations, imperial rulings, newpapers from that age, reports, progams and relative ordinances to the teachers’selection. Of that analysis the conflicts are stood out evidenced in the documents that had the intention of discussing and to evaluate the use of the competitions for teachers’selection and the priorities of the competitions in relation to the teachers’formation – he/she saw mutual teaching and, later on, intuitive method used in the normal schools -, without losing the pedagogic view, economic and social needs of that age.
Palavras-chave: Formação de Professores
Período Colonial (1500-1822) - educação
Concurso Público - educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/673
Data do documento: 1999
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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